Com foco na prevenção e detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) instalou um posto de testagem em Juazeiro. O serviço está funcionando na Praça da Bandeira durante o carnaval da cidade do norte baiano, das 15h às 3h do dia seguinte. Na unidade estão sendo disponibilizados testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Nos dois primeiros dias da festa, foram realizados 5.735 exames. Deste total, três foram positivos para HIV, 89 para sífilis, três para hepatite B e outros seis para hepatite C. Todos que tiveram testes reagentes foram encaminhados para serviços de saúde para iniciar ou continuar o tratamento, como foi o caso de 24 pessoas que optaram por tomar a primeira dose de Benzetacil (benzilpenicilina benzatina) para a cura da sífilis.
“Todos passam por aconselhamento. A nossa intenção é que aqueles que o teste tenha sido negativo, permaneçam nesta condição. O trabalho vai muito além da testagem. Queremos que as pessoas saiam daqui com a consciência da importância da prevenção”, afirmou a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Rívia Barros.
Uma das foliãs que aproveitaram para fazer os testes foi Elisângela da Conceição Silva. “É importante ter essa oportunidade para fazer esses exames que devem ser rotina. Precisamos saber se há algum problema de saúde para poder tratar o quanto antes”, disse.
A iniciativa integra as ações de saúde promovidas pelo Governo do Estado durante o Carnaval, período marcado por festas, aglomerações e maior vulnerabilidade para a transmissão de ISTs. Além dos testes, o posto também distribui preservativos e materiais informativos, alertando sobre a importância do sexo seguro e do cuidado com a própria saúde.
Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA






