19 de fevereiro de 2026
  • :
  • :

Plataformas digitais do Governo da Bahia alcançam mais de 252 milhões de usuários no Carnaval

Plataformas digitais do Governo da Bahia alcançam mais de 252 milhões de usuários no Carnaval

Entre 12 e 18 de fevereiro, os perfis do Governo da Bahia nas principais plataformas digitais somaram 252,3 milhões de contas alcançadas. O balanço revela que a atuação digital do governo baiano não se limitou à cobertura da festa, mas funcionou como um canal direto de informação e cuidado. Baianos e turistas acessaram conteúdos de utilidade pública e engajamento emocional, gerando 3,45 milhões de interações totais.

Em 2026, o alcance mais que dobrou em relação à folia do ano passado, quando os canais oficiais registraram 111 milhões de contas alcançadas e 1,4 milhão de interações.

“O resultado do Carnaval 2026 consolida nossa estratégia de expansão da presença digital do Governo do Estado durante eventos de grande mobilização popular. A combinação entre crescimento de audiência e engajamento orgânico indica que o período festivo funciona também como janela de acesso a serviços e informações públicas”, avalia o secretário de Comunicação Social do Estado, Marcus Di Flora.

Os conteúdos que mais movimentaram o público

Entre os conteúdos mais vistos, a parceria entre os perfis @govba e @saudegovba com vídeo focado no reforço das equipes de saúde durante a folia atingiu 2,9 milhões de visualizações.

Outro vídeo mostrando policiais militares acolhendo crianças em meio à Pipoca do Saulo registrou 906 mil visualizações em collab com a página @oxentepagode.

Considerando o engajamento, o perfil TVE Bahia acumulou 97,4 mil curtidas, 932 mil visualizações, 1.900 comentários e 13,8 mil compartilhamentos com um vídeo da Pipoca do Kannário.

Já o vídeo de policiais abraçando uma criança no circuito publicado pela PMBA no Instagram foi o mais comentado, alcançando 1,6 milhão de visualizações, 96,4 mil curtidas e 3.295 comentários.

O coordenador-geral de mídias digitais da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), Daniel Ribeiro, analisa que a performance desses conteúdos reflete o papel do Estado no Carnaval. “O fato de os vídeos mais assistidos e comentados serem justamente aqueles que mostram o reforço na saúde e a atuação efetiva e acolhedora na Segurança Pública revela o que o público mais valoriza: a presença de um governo cuidador, transformando nossos canais digitais em uma ferramenta essencial durante toda a folia”.

BA.GOV.BR: serviços públicos e programação na capital e interior

O desempenho nas redes sociais foi acompanhado por crescimento consistente na plataforma BA.GOV.BR, que contabilizou 3,1 milhões de visualizações de página, 6,3 milhões de eventos de engajamento e 787 mil usuários ativos. Deste total, mais de 360 mil foram novos usuários. Um salto de 37% nos utilizadores que acessaram o site ou aplicativo pela primeira vez no período carnavalesco.

Com mais de 590 serviços digitais no catálogo, a plataforma disponibilizou um link exclusivo para facilitar o acesso aos serviços mais procurados nos dias de festa, incluindo Delegacia Virtual, licenciamento de veículos e registro de manifestações e denúncias na Ouvidoria Geral do Estado.

No portal do governo, a landing page ba.gov.br/carnaval foi um dos principais pontos de entrada na busca por informações sobre circuitos e atrações. Além da agenda nos principais pontos da capital, houve volume relevante de acessos a galerias de imagens, cobertura jornalística e informações sobre o projeto Ouro Negro.

Entre as cidades do interior, Barreiras liderou o interesse pela programação nos municípios, seguida por Madre de Deus e Maragogipe.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *