A Secretaria da Fazenda de Camaçari (Sefaz) tem realizado campanhas digitais direcionadas aos contribuintes do municÃpio para reforçar a importância da regularização das obrigações tributárias relativas ao Imposto Predial e Territorial Urbano 2026 (IPTU), especialmente quanto ao pagamento da 1ª parcela vencida.
As comunicações estão sendo enviadas por e-mail e via mensagem de texto SMS (torpedo) para o celular do contribuinte, com o objetivo de orientar e facilitar a regularização de pendências. Diante disso, a Sefaz alerta que, ao receber as mensagens, a pessoa deve verificar a autenticidade dos contatos oficiais utilizados nas campanhas.
No caso do e-mail, a comunicação é enviada exclusivamente pelo endereço institucional sefaz.fazenda@camacari.ba.gov.br; enquanto o SMS, está vinculado ao número (71) 98796-9856.
A Sefaz reforça que não encaminha código de barra ou QR Code para pagamento por meio de mensagens. A emissão das guias deve ser realizada apenas através do Sistema Tributário Municipal (STM), disponÃvel neste link, acessado com login e senha, onde o contribuinte pode gerar a 2ª via do tributo com segurança.
Outra forma segura de obter a guia de pagamento é comparecendo presencialmente a uma unidade da Coordenação de Informação Fiscal (Cinf) – na sede ou na orla do municÃpio, de segunda a sexta-feira das 8h à s 15h – e solicitar a emissão impressa.
Na sede, a Cinf fica no térreo do prédio azul, no Centro Administrativo de Camaçari. Na orla, os postos estão localizados em Vila de Abrantes, no Centro Comercial de Abrantes; em Arembepe, no primeiro andar do Shopping Linha Verde; e em Monte Gordo, no primeiro andar do Shopping Guarajuba.
Para tirar dúvidas, obter orientações ou outras informações, basta entrar em contato com o Call Center da Sefaz pelo telefone (71) 2886-1345, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Há também a opção de atendimento pelo WhatsApp nos mesmos dias e horários, pelo número (71) 98796-9856.
A iniciativa busca ampliar a transparência, facilitar o acesso aos serviços fiscais e prevenir possÃveis tentativas de fraude, garantindo que os contribuintes regularizem suas pendências de forma segura e confiável.
Foto: Divulgação/PMC






