Durante o feriadão de Corpus Christi, destinos turísticos baianos registram boa procura por meios de hospedagem. Em Porto Seguro, no Extremo Sul, a ocupação hoteleira deve chegar a 80%, segundo estimativa da seção local da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – (Abih-BA).
“Mesmo com o período de baixa estação e consequências da greve dos caminhoneiros, a expectativa é de boa movimentação regional neste feriado, com muita gente que vem de Vitória da Conquista (BA) e Nanuque (MG)”, disse o presidente da Abih Regional, Wilson Spagnol.
Em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, onde a tradição do Corpus Christi é forte, a previsão da secretária municipal de Turismo, Cléria Soares Santos, é que os hotéis e pousadas cheguem à ocupação média de 70%, podendo melhorar a partir desta quinta, se a oferta de combustíveis se mantiver estável na região.
Algumas casas de hospedagem estão com lotação completa. É o caso da Pousada Pérola do Rio, localizada no centro e com mais de 30 acomodações. “Estamos com 100% das reservas preenchidas, não só para o Corpus Christi, mas também para o São João”, afirma a recepcionista Vera Lúcia.
Também os 18 quartos da Pousada Rio de Contas, uma das mais antigas da região, já foram reservadas por grupos que fazem passeios para a cidade nesta ocasião, informa o gerente Anfilófio Gottschall.
Nesta quinta, Dia de Corpus Christi, Rio de Contas ganha um colorido especial, com a colocação dos tapetes de pó de madeira no trajeto da procissão do Jesus Sacramentado. Já na noite de vésperas, luminárias penduradas nas casas e prédios públicos encantam os visitantes.
“Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – Ipac estão vindo para cá para fazer o registro do evento como parte do processo de tombamento”, diz a secretária Cléria. Além da festa, as belezas naturais, com rios e cachoeiras, fazem de Rio de Contas um dos principais polos ecoturísticos da Bahia.
Destinos como a Praia do Forte, Morro de S. Paulo e Salvador podem registrar ocupação mediana em hotéis e pousadas. Os estabelecimentos que fazem prospecção de turistas têm obtido bom retorno nos feriados. Sauípe terá boa ocupação e a Praia do Forte deve chegar a 60%. Com a normalização da operação de travessia de Valença-Morro de São Paulo o fluxo para a região de Tinharé deve ser crescente nos próximos dias.
Foto: Manu Dias/GOVBA