O Centro Estadual de Referência para Treinamento no Método Canguru do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, realizou a terceira turma deste ano do Curso de Sensibilização no Método Canguru, no perÃodo de 23 a 25 de julho. A atividade acontece em consonância com a Portaria nº 695, de 15 de junho de 2018.
Ao todo, 54 profissionais foram capacitados. Entre eles, estavam médicos, residentes de pediatria, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e técnicos em nutrição – representantes das maternidades do HGRS, José Maria Magalhães Neto, Climério de Oliveira, Tsylla Balbino, Albert Sabin, Martagão Gesteira, Hospital Aliança, Hospital Geral de Camaçari, Esaú Matos, Hospital Geral de Vitória da Conquista e Hospital Municipal Professor José Maria de Magalhães Neto.
A ação visa promover atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso. Isso porque, entre outros benefÃcios, o Método Canguru favorece o aumento do vÃnculo mãe/bebê; diminui o tempo de internação, o tempo de separação mãe/bebê e as infecções hospitalares; favorece e estimula o aleitamento materno e o desenvolvimento global da criança e aumenta a rotatividade dos leitos.