O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) participou, em Brasília, do 62° Encontro da Associação Nacional dos Detrans ( AND). O evento foi aberto na noite de quarta-feira (15), com a participação do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, do presidente da AND, Antônio Carlos Gouveia, e de representantes dos Correios e empresas do setor de tecnologia.
Nesta quinta-feira (16), os debates foram centralizados na entrada em vigor da placa padrão Mercosul para veículos novos, a partir de 1° de dezembro, como determina resolução do Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran).
Os Detrans estão divididos sobre o cumprimento da medida. Alguns estados pedem a prorrogação do prazo. O Detran-BA defende a manutenção da data estabelecida pela resolução, para aumentar a segurança na fiscalização dos veículos.
“A Bahia está pronta para a implantação da placa Mercosul. Já fizemos a integração ao sistema do Denatran, que vai credenciar os fabricantes. Teremos mais itens de segurança para combater as fraudes, como o dispositivo de rastreamento da placa. Não podemos adiar essa mudança tão importante para o trânsito brasileiro”, declarou o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes.