O governador Rui Costa assinou a Carta pela Infância Baiana durante o encerramento do 1° Seminário Estadual do Mais Infância, na tarde desta terça-feira (5), no auditório do Senai Cimatec, em Salvador. O documento resume as discussões e reflexões tratadas durante o evento, organizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), instituição presidida pela primeira-dama do Estado, Aline Peixoto.
O Mais Infância é voltado para a promoção de ações que melhorem a integração e a socialização das crianças de 0 a 5 anos em situação de vulnerabilidade social. A proposta é fomentar o cuidado às crianças que são atendidas nas mais de 200 creches-escolas comunitárias de Salvador.
“A creche é um lugar de educar, de transmitir valores de vida, emoções e esperança para as crianças. Salvador tem uma baixíssima cobertura de creches, a menor entre as capitais. Essas 209 creches são tocadas por entidades que cumprem um papel extraordinário de cuidar da meninada. Se a gente quer uma sociedade que viva em paz num futuro breve, temos que cuidar hoje de quem está com três, quatro ou cinco anos, porque é nessa idade que vamos definir o rumo da criança”, afirmou Rui.
As ações do Mais Infância são baseadas na qualificação profissional dos professores e dirigentes de creches comunitárias. Desde o mês de maio deste ano, 450 educadores participaram de cursos gratuitos oferecidos pelo programa.
A Creche Comunitária Elenita Assis, localizada na Estrada Velha do Aeroporto, na capital baiana, atende 65 crianças. De acordo com o presidente da instituição, Expedito Cosme, o Mais Infância tem contribuído para o trabalho desenvolvido na unidade.“Hoje conseguimos transmitir o conhecimento e as técnicas aprendidas para as crianças por meio de atividades lúdicas. É uma iniciativa excelente”, afirma.
Além do cuidado com os pequenos, o Mais Infância ainda contempla a reforma física de creches, visita e acompanhamento pedagógico. Para o próximo ano, a primeira-dama já sinalizou a intenção de implantar um núcleo de assessoria jurídica e contábil para as creches comunitárias.
O evento também teve as presenças dos secretários estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana; Ciência e Tecnologia, Vivaldo Mendonça; e de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira.
Foto: Manu Dias/GOVBA