Os responsáveis pelos blocos que desfilarão em 2019 contarão com um aplicativo para acompanhar em tempo real todas as demandas das suas agremiações. A informação é do presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), Pedro Costa, que realizou nesta terça-feira (23), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, uma assembleia que reuniu diretores de entidades carnavalescas da capital.
“Este aplicativo é uma importante ferramenta tecnológica para a desburocratização dos processos. Serão inseridas numa única plataforma digital informações como o acompanhamento dos pedidos de licença dos blocos e diversos outros conteúdos importantes para os representantes das agremiações”, comemorou Costa.
No encontro desta terça-feira, também foi divulgada a ordem dos desfiles nos circuitos culturais Batatinha (Pelourinho), Sérgio Bezerra (Barra) e Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina). De acordo com Pedro Costa, após diálogo com as representações dos blocos podem ocorrer mudanças na ordem do desfile.
“Entretanto, é necessário alertar às agremiações que qualquer alteração só poderá ser realizada até o dia 19 de novembro. No dia 20, a ordem do desfile de todos os circuitos será publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e divulgada na imprensa”, ressaltou o presidente do Comcar.
Costa também anunciou mudanças para os condutores dos trios elétricos. Em 2019, a Superintendência do Trânsito de Salvador (Transalvador) realizará testes de alcoolemia nos motoristas de trio e carros de apoio no início e no final dos desfiles. “Esta importante iniciativa foi uma solicitação do Comcar e é muito relevante para a segurança dos foliões”, frisou.
Os condutores que forem dirigir pela primeira vez os trios e carros de apoio devem participar de curso de capacitação específico ofertado pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran).
Foto: Reginaldo Ipê/CMS