O Grupo Boticário – dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, The Beauty Box, Multi B e Vult – pretende iniciar no ano que vem as obras de duplicação de seu centro de distribuição (CD), localizado às margens da BR-101, em São Gonçalo dos Campos. A informação é do jornalista Geraldo Bastos, colunista do Correio.
Segundo ele, o novo CD terá um investimento da ordem de R$ 200 milhões e deverá gerar pelo menos 140 novos empregos diretos. “Até dezembro, serão concluídos os estudos técnicos e de viabilidade. A meta é inaugurar o CD em 2022”, disse Fábio Miguel, diretor de logística do grupo.
Ocupando uma área de 25 mil m², o CD do Grupo Boticário na Bahia foi inaugurado há exatos cinco anos. O empreendimento é responsável pela distribuição de produtos para 17 estados brasileiros, além de outros países. Com 200 colaboradores e equipamentos de ponta, tem capacidade para expedir até 1.800 caixas de produtos e separar 42 mil peças por hora. “O projeto, desde a concepção, teve foco em distribuição com eficiência máxima, reduzindo o tempo de entrega dos produtos para rede franqueada e para revendedores”, conta Fábio Miguel.
A publicação informa que a fábrica do grupo, localizada em Camaçari, e que em setembro também completa cinco anos de inaugurada, passará por uma nova ampliação este ano. Serão duas novas linhas de produtos de cuidados pessoais (cremes, loções e shampoos). “O Grupo Boticário está dobrando a capacidade de fabricação de produtos de cuidados pessoais no estado e aumentando em 50% a capacidade de envase desses produtos”, diz o gerente industrial do grupo, Leandro Balena.
Com 650 empregados, a unidade de Camaçari tem capacidade para produzir até 150 milhões de itens por ano e foi projetada para 12 linhas de perfumarias, nove de cuidados pessoais e outras três de montagem de estojos.
Leandro Balena destacou ainda os investimentos do Grupo Boticário nas áreas social e ambiental. A Fundação Grupo Boticário, por exemplo, apoiou 108 projetos de proteção e conservação da natureza, num investimento de R$ 6 milhões. Já o Instituto Boticário patrocinou 26 iniciativas culturais, esportivas e sociais, que impactaram 195 mil pessoas. Os investimentos somaram R$ 2,8 milhões.
No ano passado, o Grupo Boticário atingiu uma receita de R$ 13,2 bilhões – 7% a mais em relação ao exercício de 2017. Os investimentos somaram R$ 300 milhões. Foram 335 milhões de itens produzidos nas fábricas de Camaçari e São José dos Pinhais (PR). Para completar, foram lançados 1.500 novos produtos, numa média de quatro a cada dia.
Foto: Carol Garcia/GOVBA