“Não há nada que dê mais dignidade ao ser humano do que conseguir poder ter uma renda para sustentar a família, com o fruto do trabalho, do suor e da dedicação”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, na solenidade de certificação de 150 alunos do programa de qualificação profissional SPMJ Gourmet, na manhã desta sexta-feira (12), no Subúrbio 360, em Coutos.
Promovida pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a iniciativa oferece cursos gratuitos na área de gastronomia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (Senai Bahia). No evento, foram certificados os alunos das turmas de Fabricação de Pizzas, Confeitaria Avançada, Pães Especiais e Massas Salgadas.
De acordo com o vice-prefeito, o conjunto de investimentos que a Prefeitura está realizando na cidade vai impulsionar o setor de serviços, responsável por 61% do PIB da capital baiana, demandando mão de obra especializada. “Trabalhamos muito para permitir que Salvador possa crescer, para que as oportunidades possam surgir, dando a vocês acesso ao emprego e à renda”, assinalou.
Além de programas de qualificação profissional, segundo Bruno Reis, a Prefeitura também estimula o empreendedorismo, por meio de uma parceria com o Banco do Nordeste, que disponibiliza até R$ 300 milhões para microcrédito. “Se vocês entenderem que é melhor pegar um crédito para comprar insumos, para adquirir materiais para produzir os seus produtos, nós também vamos apoiar”, frisou Bruno Reis.
Secretária da SPMJ, Rogéria Santos estimulou a autonomia financeira das mulheres que concluíram o curso de qualificação. “A vida que vocês querem e sonham está aí na palma das suas mãos. E me alegra saber que vocês vão sair daqui, vão tomar posse disso, vão mudar e fazer história. Vamos fazer história”, conclamou. “Se alguém lhe criticar, voe cada vez mais alto. O sucesso é nosso”, disse o orador dos concluintes, Saul Brito Duarte.
Foto: Betto Jr./SECOM-PMS