O presidente Jair Bolsonaro assumiu nesta quarta-feira (17) a presidência tempore (rotativa) do Mercosul com a promessa de executar um plano ambicioso para “mudar os rumos da história”.
Em uma publicação no Twitter, o mandatário afirmou que assume o posto “com um plano de ação ambicioso”, o qual tem como objetivo “eliminar o viés ideológico do bloco, enxugar sua estrutura, revisar a Tarifa Externa Comum e acelerar as negociações comerciais com grandes economias de todo o mundo”.
“Com a retomada do crescimento econômico e a liderança do nosso Brasil, o século XXI tem tudo para ser o Século da América do Sul. Vamos mudar os rumos da nossa história”, escreveu.
– Com a retomada do crescimento econômico e a liderança do nosso Brasil, o Século XXI tem tudo para ser o Século da América do Sul. Vamos mudar os rumos da nossa história! 🇧🇷
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 17, 2019
– MERCOSUL tem novo Presidente. Obrigado, Brasil, pela confiança! 🇧🇷 pic.twitter.com/EgUZjHG9LQ
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 18, 2019
O mandatário chegou à cidade de Santa Fé, no nordeste da Argentina, para participar da Cúpula, que também contou com a presença dos presidentes MaurÃcio Macri (Argentina), Tabaré Vázquez (Uruguai) e Mario Abdo BenÃtez (Paraguai). Na delegação brasileira estavam os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Economia, Paulo Guedes, e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.
Entre os compromissos dos lÃderes há a assinatura de um acordo que elimina a cobrança de roaming internacional de serviços de telecomunicações entre pessoas que moram nos paÃses-membros do bloco, a revisão das tarifas externas comuns, o compartilhamento de informações migratórias, a extensão de decisões judiciais sobre pensões alimentÃcias e de medidas para proteção de mulheres vÃtimas de violência de gênero, entre outros.
Roaming – O presidente comemorou acordo assinado entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai que prevê o fim da cobrança de “roaming” internacional no bloco do Mercosul.
“Aproveito para felicitar o presidente Macri [da Argentina] pelo importante acordo que assinamos nesta cúpula de eliminação da cobrança de uso de telefones celulares para quem circula entre os nossos paÃses”, disse Bolsonaro.
O acordo já havia sido anunciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foi confirmado durante a Cúpula do bloco econômico.
Foto: Alan Santos/PR