30 de abril de 2024
  • :
  • :

Hospital São Rafael promove Seminário sobre Envelhecimento Ativo e Saudável

Hospital São Rafael promove Seminário sobre Envelhecimento Ativo e Saudável

No Brasil, são estimados 55 mil novos casos de demências todos os anos, a maioria decorrente do Alzheimer, como sinalizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). A patologia neurodegenerativa é mais frequente na população, sobretudo após os 70 anos, podendo também acometer jovens, aos 30 ou 40 anos, caso o indivíduo tenha histórico familiar positivo da doença. Este assunto será um dos temas abordados no V Seminário Sobre o Envelhecimento Ativo e com Hábitos Saudáveis, que será realizado no Hospital São Rafael (HSR), no dia 09 de novembro, das 08 às 12h.

O evento é totalmente gratuito, destinado a familiares, cuidadores, aos profissionais da saúde, estudantes de demais interessados no assunto, mediante inscrições prévias.

A iniciativa tem o objetivo de discutir não só as enfermidades que atingem a terceira idade, como também promover o debate e a conscientização de que é possível chegar nesta fase da vida de forma saudável. “Para isso é necessário adotar hábitos benéficos à saúde, como evitar o fumo, o excesso de álcool, açúcares e industrializados, exercitar a mente e o corpo, ter um sono de alta qualidade, sem interrupções e ruídos, além de assumir uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais”, revela o organizador e coordenador do evento e médico geriatra do HSR, Wenceslau Alonso.

Para abordar essas questões, o seminário será realizado em uma manhã inteira e contará com diversas palestras. Dentre os temas, destacam-se: Tonturas e Vertigem, Fisioterapia na Reabilitação de Tonturas, Doença de Alzheimer, Odontologia no Idoso e Envelhecimento Saudável. As inscrições podem ser realizadas via Facebook, no perfil Instituto 3ª Idade Ativa (www.facebook.com/instituto3idadeativa). Na rede social, o candidato preenche um formulário eletrônico com nome, e-mail, endereço e número de telefone. As vagas são limitadas e os participantes terão certificado.

Programação do evento:

08h00
Tema: Tonturas e Vertigem: O que o Paciente Precisa Saber
Palestrante: Dr. Marcus Albuquerque
08h50
Tema: Fisioterapia na Reabilitação de Tonturas
Palestrante: Dr. Raphael Breno
09h40
Coffee Break
10h00
Tema: Doença de Alzheimer: do Diagnóstico ao Tratamento
Palestrante: Dra. Cristiane Machado
10h50
Tema: Odontologia no Idoso
Palestrante: Dr. Maurício Araújo
11h40
Tema: Envelhecimento Saudável
Palestrante: Dr. Wenceslau Alonso




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *