Depois de serem barrados por um bloqueio policial na entrada da Assembleia Nacional da Venezuela, o lÃder da oposição, Juan Guaidó, e quase uma centena de deputados de grupos contrários ao governo de Nicolás Maduro conseguiram entrar nesta terça-feira (07) no parlamento. No entanto, a sessão, que havia sido iniciada sem a presença da oposição, já havia sido encerrada.
A Assembleia Nacional da Venezuela, de maioria esmagadora da oposição, iniciou uma sessão legislativa à s 10h (horário local, 11h de BrasÃlia) sem a presença de nenhum dos deputados que reconhecem Guaidó como presidente do órgão.
Guaidó e várias dezenas de deputados foram mantidos do lado de fora do Parlamento por um cordão da polÃcia militarizada, depois de chegarem juntos ao Palácio Legislativo.
Sessão ilegÃtima – Minutos depois, um grupo de deputados da oposição entrou na sala de sessões gritando que o debate é ilegÃtimo, uma vez que não há quórum regulamentar, segundo o qual são necessários 84 deputados para iniciar as discussões.
“Não há quorum, isso é ilegÃtimo”, gritou a deputada Manuela BolÃvar, enquanto os governistas assistiam e zombavam da situação.
Em seguida, o pequeno grupo de oposição deixou o local após ser silenciado pelos aplausos dos governistas que não interromperam o debate e começaram com o primeiro ponto de sua agenda: a escassez de combustÃvel.