O navio-veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, estará aberto à visitação pública no próximo final de semana (15 e 16 de fevereiro), das 14h às 18h, no Porto de Salvador. A entrada é gratuita.
Desenvolvido na Holanda, a embarcação é do tipo Tall Ship (navio alto), com 76 metros de comprimento e mastros que chegam aos 40 metros de altura. Sua tripulação é composta por 52 militares.
O navio foi lançado ao mar em fevereiro de 2000, quando fez a sua primeira viagem percorrendo a Rota do Descobrimento, de Portugal ao Brasil, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
A visita do Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” à capital baiana faz parte da comissão “Europa-Magalhães 2020”, que marca presença em portos nacionais e internacionais, com o objetivo de desenvolver a mentalidade marítima brasileira, bem como estreitar históricos laços de amizade entre os países visitados.
O roteiro cumprirá mais de 29 mil quilômetros, em 127 dias de mar, visitando 18 portos em nove países, com passagens pela América do Sul, África e Europa.