No dia da abertura oficial do Carnaval de Salvador, os passageiros que desembarcaram no aeroporto da cidade foram recebidos com uma surpresa especial para dar início aos festejos carnavalescos. A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) promoveu, nesta quinta-feira (20), um receptivo com baianas caracterizadas e entrega de fitas do Senhor do Bonfim, tudo isso ao som do Grupo Folclórico João de Barro.
A ação acontece também nesta sexta-feira, das 10h30 às 12h30, nos portões de desembarque doméstico e internacional. Além do aeroporto, outros portões de entrada da cidade devem ser palco do receptivo, a exemplo do porto de Salvador.
Ravelly Bernardo, turista de Fortaleza que vai passar o seu primeiro Carnaval em Salvador, garante que a recepção calorosa é o começo da festa. “Vim para a Bahia por que sou fã de Bell Marques e já me senti abraçada desde que desembarquei aqui”, conta.
Além do receptivo que apresenta um pouco da cultura da Bahia, a Setur atua ainda no suporte ao turista através do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que fica ao lado do desembarque doméstico. No período da folia, o posto funcionará 24h por dia, até às 19h da terça-feira (25). O serviço ganha reforço dos colaboradores do projeto Guias e Monitores que atuarão durante período da folia.
De acordo com Flávia Lins, supervisora do SAT do aeroporto, os turistas chegam com muitas dúvidas sobre locomoção e outros detalhes sobre a festa. “Em geral, eles perguntam sobre como chegar aos principais circuitos, aos hotéis onde estão hospedados e onde podem buscar os abadás”, destaca.
Projeto Guias e Monitores – O serviço para os turistas é ampliado no período de grandes festas na cidade através da atuação dos Guias e Monitores, um projeto que visa oferecer informações turísticas com qualidade e precisão.
Ao todo, 254 profissionais, habilitados em português e até 10 idiomas estrangeiros, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), atenderão os turistas na capital – rodoviária, porto, circuitos da festa e hotéis próximos – e no interior, nas localidades como Praia do Forte, Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo e Mar Grande, na Ilha de Itaparica.
Além do suporte ao visitante, o projeto apoia também a atuação da Delegacia do Turista (Deltur) e os serviços de saúde através do auxílio na comunicação entre o turista e o órgão.
Foto Divulgação/Ascom-Setur