O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira (14) a aprovação do financiamento em cerca de R$ 100 milhões para implementar de avanços operacionais e reestruturação financeira da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, em Salvador. A ação faz parte do programa BNDES Saúde – Gestão.
O programa nacional visa apoiar melhorias de gestão, governança, eficiência e qualidade da assistência à saúde de todas as santas casas no país. A participação do banco alcança 97,3% do investimento total do projeto, da ordem de R$ 102,3 milhões, com prazo total da operação de 12 anos.
De acordo com o BNDES, a principal atividade da Santa Casa é a administração do Hospital Santa Izabel, no bairro de Nazaré. A unidade de saúde envolve 39 especialidades médicas, entre as quais cardiologia, oncologia, neurologia, ortopedia e pediatria. Ao todo, são 477 leitos (84 em UTIs) e 13 salas de cirurgia.
Referência para o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) a casos de coronavírus, o Hospital Santa Izabel, gerido pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, realiza mais de 637,6 mil atendimentos e 15,9 mil cirurgias por ano e disponibilizou agora 31 leitos para pacientes com coronavírus, sendo 14 de UTI.