Anunciado como unidade de tratamento para coronavírus em Salvador, o Hospital Espanhol foi reaberto nesta quarta-feira (22), quando começam a chegar os primeiros pacientes. A unidade estava fechada há mais de cinco anos.
Ao todo, o hospital possui 220 leitos instalados, sendo 140 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 80 leitos clínicos.
Os profissionais médicos e de apoio logístico que irão atuar no Espanhol – que também possui salas de cirurgia, emergência e refeitório – já estão atuando.
Na terça-feira (21), o governador Rui Costa fez uma última vistoria no local. Estavam com ele a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.
Reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, o padre Edson Menezes acompanhou a visita ao Hospital Espanhol e abençoou a unidade de saúde.
O Espanhol foi o segundo hospital de campanha a ser aberto por causa da pandemia. Antes, o Fazendão já havia sido colocado em funcionamento. Estão sendo montados ainda hospitais de campanha no Hospital Santa Clara, no Hotel Riverside e na Arena Fonte Nova, totalizando 673 novos leitos na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo Rui Costa, o hospital de campanha na Fonte Nova será colocado em funcionamento nos próximos dias. No local, serão oferecidos mais 100 leitos de UTI e 140 leitos clínicos.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA