O hospital de campanha de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, foi entregue e começou a funcionar na noite de quinta-feira (4). A unidade de saúde municipal está focada em atendimento de pessoas infectadas pelo novo coronavÃrus.
O hospital funciona na antiga maternidade Mater Dei, que está fechada há cerca de seis meses, e foi entregue pouco mais de um mês após anuncio da prefeitura. O primeiro paciente deu entrada na unidade ainda na noite de quarta-feira.
Estão disponÃveis cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 26 leitos clÃnicos. Nos próximos dias serão ativados, gradativamente, mais cinco leitos de UTI e 24 leitos clÃnicos. O Hospital de Campanha de Feira de Santana dispõe 50 leitos clÃnicos e 10 de UTI.
O Hospital de Campanha é gerido pela Associação de Proteção a Maternidade e Infância UbaÃra – S3 Estratégias e Soluções em Saúde, entidade vencedora de licitação pública. O objetivo da unidade é atender a pacientes exclusivamente de Feira de Santana, encaminhados através da Central de Regulação do municÃpio.
A unidade possui 200 trabalhadores, dentre profissionais de saúde, do setor administrativo e manutenção.