26 de novembro de 2024
  • :
  • :

Bruno Reis destaca ações para preservar a Mata Atlântica em Salvador

Bruno Reis destaca ações para preservar a Mata Atlântica em Salvador

O candidato a prefeito de Salvador, Bruno Reis (Democratas), reforçou o compromisso com a sustentabilidade e afirmou que, se eleito, pretende transformar o Horto Municipal Sagrada Família em um Centro da Mata Atlântica, para contribuir com a preservação de espécies nativas. De acordo com Bruno, a Prefeitura vai estimular e ampliar a produção de mudas no local.

O candidato democrata também pretende implantar um novo horto no Parque Socioambiental de Canabrava, preservar o horto de restinga no Parque das Dunas e consolidar o banco municipal de sementes, com o objetivo de produzir matrizes para a recuperação de biomas.

Para incrementar o número e a diversidade das espécies atualmente produzidas, Bruno pretende estabelecer programas de estímulo à geração de trabalho e renda, por meio da criação de cooperativas de produção comercial de mudas, com capacitação técnica oferecida a associações de bairro e povos de terreiro, além de firmar convênios com universidades e hortos particulares.

Para Bruno, o compromisso com a preservação e recuperação da Mata Atlântica não deve depender apenas da iniciativa do Poder Público, mas precisa contar também com o apoio da população, cuja parceria foi estabelecida com a atual gestão, em ações bem-sucedidas de plantio, doação de mudas e criação de hortas urbanas. “A ideia é que, juntos, avancemos ainda mais, com a participação ativa da sociedade nesse programa de sustentabilidade”, assinalou.

O candidato a prefeito também quer ampliar a aplicação do Plano Municipal de Arborização Urbana e do Manual Técnico de Arborização, nos projetos públicos e privados, com a utilização de espécies nativas da Mata Atlântica. A iniciativa irá proporcionar o aumento do número de áreas de sombreamento e embelezamento em Salvador, compatíveis com os padrões de sustentabilidade desejados.

A capital baiana, segundo Bruno, já avançou bastante nos últimos anos na área do meio ambiente. “Salvador sequer discutia temas como sustentabilidade, efeito das mudanças climáticas, inovação, resiliência, carbono zero. Hoje, somos referência no mundo. Além de novos parques implantados, incluindo um marinho, na Barra, plantamos mais de 75 mil árvores na nossa cidade, que sediou a semana do clima da ONU para América Latina e Caribe”, destacou.

Bruno Reis foi o primeiro candidato a prefeito de Salvador a assinar uma carta de compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com o Projeto CITinova e apoio do Instituto Arapyaú, que tem por objetivo a defesa da inclusão da sustentabilidade como premissa fundamental no planejamento urbano e nas políticas públicas municipais.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *