O presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes (PSD), se reuniu nesta terça-feira (16) com dirigentes da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep), que, em visita de cortesia, entregaram um ofício elencando os principais direitos que os integrantes da categoria desejam manter. Na conversa, o deputado Adolfo Menezes elogiou o trabalho desenvolvido pelos defensores públicos baianos, que garantem. aos integrantes dos segmentos social e economicamente mais frágeis, o acesso à Justiça. “Sem acesso ao Judiciário por todos, não existe cidadania plena”, frisou.
Além de Igor Raphael Santos, presidente da entidade, também participou do encontro com o presidente do Legislativo a diretora Lavinie Eloah. Entre os assuntos tratados, como não poderia deixar de ser, estava o lockdown vigente no Estado e a resiliência dos índices de infecção, óbitos e as elevadas taxas de ocupação dos leitos e das vagas em UTIs. O defensor Igor Raphael Santos relatou um incremento na busca por serviços defensorias nesse período da pandemia, em decorrência “do crescimento vertiginoso de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Estado”.
A partir desse primeiro contato, ele pretende estreitar ainda mais a relação entre os defensores e o Poder Legislativo. Durante a conversa, explanou sobre o papel e a atuação dos 375 defensores em atividade na Bahia. O presidente da Adep também defendeu valorização profissional e reforçou: “Os defensores fazem parte da única categoria do Sistema de Justiça que retornou ao trabalho presencial, inclusive realizando inspeções e audiências de instrução criminal nas unidades do Sistema Prisional de todo o Estado, mesmo em isolamento social, e não pode perder direitos”, finalizou.
Fonte: Ascom/ALBA
Foto: Vaner Casaes/ALBA