Ao menos dois caixas eletrônicos foram explodidos em uma farmácia na Rua Benedito Jaqueira, no bairro de São Caetano, em Salvador. O crime aconteceu entre o final madrugada e a manhã desta sexta-feira (26).
Segundo relatos de moradores, a ação foi cometida por cerca de oito homens, por volta das 4h. De acordo com o dono da farmácia, o carro-forte fez o carregamento dos caixas eletrônicos na quinta-feira (25).
Os donos da farmácia moram no primeiro andar do estabelecimento e acordaram com o barulho das explosões. Por volta das 6h, o alarme da farmácia ainda soava.
“Eles começaram a arrombar a porta, eu olhei lá de cima e tinha um carro atravessado na rua, com uma metralhadora na frente, dois carros fechando a rua e eu só via as explosões”, disse Roberto, dono da farmácia.
Com a explosão, diversos materiais no estabelecimento foram estilhaçados. Uma porta de ferro ficou retorcida e um pedaço da porta chegou a ser arremessado para o outro lado da rua.
“Foram dois carros. Deveria ter mais de dez [homens]. Porque quatro ficaram aqui, uns por lá, outros ali [em outros pontos na rua]. Todos armados, fortemente armados. Chegaram a atirar e mandaram todo mundo sair. Um verdadeiro terror”, informou o proprietário.
Os suspeitos utilizaram tábuas com prego para fechar a rua e impedir a chegada de veículos. A primeira viatura da polícia que chegou ao local do crime teve os pneus furados por causa do artifício da quadrilha.
Ainda segundo o dono da farmácia, o local sempre foi frequentado por moradores do São Caetano e outros bairros vizinhos e, em 13 anos que os caixas eletrônicos estão no estabelecimento, nunca houve registro de assalto a usuário ou roubo aos caixas.
“Nunca houve nem uma saidinha bancária. Hoje a população quase toda da Fazenda Grande, São Caetano, todo mundo vem para esses caixas aqui. São cinco caixas eletrônicos há 13 anos”, disse.
Ainda conforme o proprietário, todos os caixas eletrônicos foram abastecidos com dinheiro na manhã de quinta-feira (25). Porém, mesmo com os artifícios usados na ação, os suspeitos não conseguiram levar nenhum dinheiro do estabelecimento.
“Esses caixas são altamente seguros. Mesmo que eles tivessem arrombado, destruído o cofre, as notas seriam queimadas ou sujas de vermelho”, disse o homem.
Agentes da Polícia Militar fazem rondas na região à procura dos suspeitos e uma equipe do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil foi enviada ao local do arrombamento. A área foi isolada e o acesso foi bloqueado por causa da suspeita de ainda haver explosivos no estabelecimento.
Foto: Reprodução TV Bahia