A poucos dias para o inÃcio das ParalimpÃadas, quatro nações desistiram de suas participações. Samoa, Kiribati, Tonga e Vanuatu não estarão nos Jogos, devido a restrições de viagens por causa da pandemia da covid-19. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Comitê ParalÃmpico Internacional (IPC), Craig Spence.
Os paÃses são localizados em ilhas do oceano PacÃfico, e os sete atletas teriam que passar pela Austrália. Segundo a entidade, eles foram prejudicados financeiramente pela regra de quarentena de duas semanas em hoteis, para viajantes internacionais. Os Jogos ParalÃmpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira (24).
“Temos várias nações das ilhas do PacÃfico que não poderão viajar. A razão é que eles precisariam viajar de seu paÃs pela Austrália, onde há regras rÃgidas no momento. Eles teriam que ficar em quarentena por duas semanas antes de chegar. Ainda precisariam ficar em quarentena no caminho de volta, então efetivamente precisariam pagar por quatro semanas extras em um hotel”, explicou.
“São pequenos Comitês ParaolÃmpicos Nacionais e simplesmente não têm os recursos para fazer frente a essas despesas, infelizmente foram retirados”, completou Spence.
Desde a primeira fase da pandemia, a Austrália adotou regras rÃgidas. E, por causa da lentidão na vacinação e novos surtos da variante Delta, o paÃs prolongou a quarentena imposta há dois meses, incluindo um toque de recolher. Ao todo, mais de 10 milhões de habitantes estão confinados, principalmente nas duas maiores cidades do paÃs, Sydney e Melbourne, e na capital, Camberra.