Nesta terça-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial da Água, data que alerta para a importância do consumo consciente e preservação desse recurso natural, principalmente diante da atual crise hídrica. Empenhada em contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta, a Braskem investe em inovações e implantou uma série de iniciativas para aprimorar a eficiência hídrica em suas plantas.
Na Bahia, a indústria alcançou uma economia de cerca de 438 milhões de litros de água, em 2021, a partir da implantação de um projeto de redução de perdas de água de resfriamento (AGR), na unidade Q1, em Camaçari. Essa economia é equivalente ao consumo de uma cidade de 9.000 habitantes no período de um ano.
De acordo com o diretor industrial da Braskem na Bahia, Carlos Alfano, essa iniciativa ainda está em andamento e a expectativa é de que os resultados finais das melhorias implementadas no sistema entre outubro de 2021 e janeiro de 2022 possam ser amplamente observados a partir de maio deste ano. “Temos grandes desafios a vencer em alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), referentes à eficiência hídrica. Assim, vamos continuar promovendo uma gestão cada vez mais eficiente do uso da água, com iniciativas de reuso e redução de perdas no consumo, sempre observando a qualidade desse recurso natural”, pontua.
Além de diminuir as perdas de água no processo produtivo, a Braskem também alcançou, em 2021, uma redução de 9% no consumo desse recurso natural em relação aos anos de 2018 a 2020. Esse resultado é consequência de uma série de ações, que inclui o mapeamento de oportunidades de reuso da água, melhorias nas medições, modernização de válvulas, controle automático de equipamentos e implantação de estruturas para aproveitamento de água da chuva.
Referência – As diversas ações de fomento do desenvolvimento sustentável da Braskem são reconhecidas pelo mercado nacional e internacional, fazendo com que a empresa seja referência em eficiência hídrica, tornando-se uma das indústrias químicas que menos consome água no mundo, de acordo com dados do International Council of Chemical Associations (ICCA).
A Braskem também integrou o ranking de empresas líderes em gestão hídrica e de riscos climáticos do CDP (Carbon Disclosure Program) pela sétima vez consecutiva, além de alcançar a classificação máxima na “Water List” pela quinta vez consecutiva, de se manter como empresa líder na “Climate List” pela sétima vez consecutiva e em “Supply Chain” pela sexta vez consecutiva, reforçando seu engajamento e atuação de impacto positivo no tema.
Esses resultados estão alinhados aos macro-objetivos da companhia, que quer estar entre as referências em ecoeficiência operacional no setor petroquímico global.
Foto: Divulgação