26 de abril de 2024
  • :
  • :

Elinaldo entrega novo Centro de Controle de Zoonoses de Camaçari

Elinaldo entrega novo Centro de Controle de Zoonoses de Camaçari

O trabalho de promoção e prevenção à saúde pública em Camaçari ganhou um importante reforço nesta quinta-feira (22). É que o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) entregou à comunidade e aos profissionais da área o novo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O equipamento passou por uma completa requalificação, o que vai permitir que retorne ao pleno funcionamento após ter passado por um longo tempo de abandono e inatividade.

“A entrega da requalificação do CCZ faz parte da continuidade dos trabalhos em busca de avanços na área da saúde em toda Camaçari e esta obra é de imprescindível importância no que diz respeito à eliminação e ao controle de doenças transmitidas do animal para o ser humano”, destacou o gestor municipal ao lembrar que agora a população volta a ter um espaço de referência e adequado para solicitar serviços de saúde voltados à vigilância, prevenção e controle de zoonoses considerados de relevância para a saúde pública.

O CCZ de Camaçari foi uma iniciativa implantada pelo atual vice-prefeito José Tude, quando foi prefeito do município, com objetivo de desenvolver ações com uma influência direta sobre as zoonoses e orientações sobre animais peçonhentos de forma a prevenir a ocorrência ou reduzir o número de casos. No entanto, o espaço foi encontrado pela atual gestão sem nenhuma condição de funcionamento, inclusive com importantes serviços suspensos, como a realização de exames de leishmaniose em animais e a eutanásia, nos casos em que era detectada a doença.

Esta é a 24ª unidade requalificada nesta gestão e o secretario da Saúde, Elias Natan, destacou que mesmo com a queda no orçamento público, o prefeito Elinaldo Araújo não mediu esforços para iniciar as obras e entregar mais uma significativa intervenção. “O CCZ está totalmente recuperado e pronto para garantir a saúde da população isso é fruto do esforço e da dedicação das equipes de saúde.

A requalificação do CCZ de Camaçari aconteceu em toda a estrutura do equipamento, desde o prédio administrativo aos espaços onde os animais são hospedados. No prédio administrativo, foram feitos serviços, como a troca do revestimento cerâmico, manutenção das paredes com rachaduras, pintura, manutenção do telhado, bem como no sistema hidráulico e parte elétrica, além de conserto da cerca da área externa que estava comprometida.

Nos espaços destinados aos cães e gatos, foram realizadas melhorias no telhado, reparo nas paredes e troca do gradil, além da substituição do piso, reforma estrutural do curral e das baias. Aconteceu ainda a ativação da sala de eutanásia animal, com troca do forro das instalações, climatização da estrutura e adequação às normas de Vigilância Sanitária.

Atualmente o CCZ tem capacidade para acolher no canil de observação de saúde pública aproximadamente 21 animais. No curral, a capacidade de lotação é de 30 animais por dia. O tratamento fornecido aos animais pelo centro incluem cuidados básicos como fornecimento de água, alimentação, abrigo, higienização e exame clínico básico.

No CCZ, além da recepção de animais apreendidos são feitos trabalhos de eutanásia de animais soropositivos, vacinação antirrábica de cães e gatos, remoção de animais domésticos com suspeita clínica de zoonoses de relevância para a saúde humana, exames de sangue em animais com suspeitas de contaminação por raiva ou leishmaniose, controle vetorial, através de visitas domiciliares e bloqueios químicos, estes regidos por notas técnicas, planejamento de programas de educação e conscientização da população sobre as zoonoses e arboviroses, controle de animais sinantrópicos como ratos e outros, e o monitoramento e controle da população de animais e a possível interferência que ela tenha na vida das pessoas.

O CCZ dispõe de canais de comunicação que podem ser acessados pela população para solicitar serviços ou tirar dúvidas, através dos contatos (71) 3634-5753/ 5743 e 98794-4509 ou pelo endereço eletrônico: cczcamacari@gmail.com. O equipamento está localizado na Rodovia BA-512, km 2, bairro Jardim Santo Antonio, , próximo ao Campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Além do vice-prefeito José Tude, estiveram presentes na cerimônia de entrega do CCZ demais autoridades dos poderes Legislativo e Executivo, representantes dos órgãos de proteção e defesa dos animais e dos organismos de saúde pública, servidores municipais e a sociedade civil.

Foto: Kelvi Lima/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *