23 de abril de 2024
  • :
  • :

Deputada Maria del Carmen indica construção de cinco vias de acesso a Cajazeiras

Deputada Maria del Carmen indica construção de cinco vias de acesso a Cajazeiras

Com o objetivo de evitar que a população de Cajazeiras tenha que percorrer longos trajetos para acessar a Avenida 29 de Março – que fará ligação entre a Avenida Orlando Gomes e a BR 324 – a presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada estadual Maria del Carmen, indicou ao governador Rui Costa a implantação de vias de acesso que permitam o vínculo direto de cinco comunidades do bairro com a Avenida 29 de Março.

Por indicação de moradores, a ideia é que a 29 de Março tenha conexão com os seguintes locais: Travessa Jaguaripe, em frente ao Caminho 25, inserida no loteamento Chácara do Monte; Rua Direta da Mangabeira, na comunidade Jardim das Mangabeiras; Rua Jaguaripe I, no conjunto Jaguaripe; Rua São José Seixas Filho, no loteamento Parque São José e Rua Vila Cardoso, transversal à Estrada do Coqueiro Grande, conhecida popularmente como “Beco do Açúcar”.

“Embora a 29 de Março, que está sendo implantada pelo Governo do Estado, seja de extrema importância para a acessibilidade local, algumas vias estratégicas devem ser implantadas para garantir o acesso efetivo ao bairro, de forma que atenda a um dos objetivos de sua construção: melhorar a mobilidade”, destaca o líder comunitário Idelmário Proença, ao reforçar o pedido feito pela comunidade à deputada durante audiência pública realizada pela Comissão, no último dia 25 de novembro, para tratar da mobilidade urbana no bairro.

Para a deputada, a construção de novos acessos, além de reduzir o tempo de deslocamento da população, “cria condições que contribuirão para a efetivação de um dos objetivos e diretrizes da política de mobilidade urbana, que é o planejamento e a gestão democrática, contribuindo para a promoção do direito à cidade”. A parlamentar sugeriu ainda, que, desde o momento de avaliação sobre a viabilidade à implantação dessas novas vias de acesso, “todas as etapas estejam em concordância com as considerações dos moradores da região, assegurando a participação popular”.

A 29 de Março está inserida no contexto das Vias transversais que o Governo do Estado está implantando na cidade: as Linhas Azul (que liga Patamares ao Subúrbio) e Vermelha (que liga Piatã a Paripe). Já foram entregues as primeiras etapas da Linha Vermelha, com a duplicação da Avenida Orlando Gomes e trecho da BR 324, ligando Águas Claras e a Via Regional. A Linha vermelha terá nove quilômetros de extensão, sendo 4,2 quilômetros da Avenida 29 de Março.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *