25 de abril de 2024
  • :
  • :

Funceb abre inscrições para cursos de Iniciação Musical e Universo Percussivo Baiano

Funceb abre inscrições para cursos de Iniciação Musical e Universo Percussivo Baiano

Os músicos baianos terão uma ótima oportunidade de aprimorar o aprendizado no seu instrumento, além de estudar Teoria e Percepção Musical. A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA), por meio do Centro de Formação em Artes (CFA), abrirá inscrições para cursos básicos de iniciação musical continuada e Prática de UPB (Universo Percussivo Baiano) entre os dias 2 e 8 de janeiro. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.

Os interessados devem comparecer no CFA – Rua do Bispo, nº 29, Pelourinho – das 9h às 13, ou 13h às 16h. O preenchimento das vagas acontecerá por ordem de chegada mediante entrevista do candidato com a banca de professores e a coordenação pedagógica do CFA.

São 100 vagas distribuídas nos instrumentos: violão, guitarra, guitarra baiana, trompete, trombone, sax, baixo e percussão. Na ocasião selecionados jovens e adultos a partir de 16 anos com alguma experiência em música e prioritariamente oriundos de projetos sociais, comunitários, escolas públicas ou grupos populares de Salvador, como os blocos afros.

O curso oferece oportunidade de desenvolvimento técnico, além do estudo da Teoria e da Percepção Musical. “Esse projeto tem o propósito de despertar conhecimentos relacionados ao meio musical de forma coletiva, tornando ainda mais potente o ensino da música”, afirma o coordenador do Núcleo de Música do CFA, Edu Fagundes.

UPB – As vagas ofertadas para o curso se dividirão entre a turma de iniciação musical continuada e o curso de UPB (Universo Percussivo Baiano) – desenvolvido pelo músico, compositor, educador e Maestro Letieres Leite. O UPB estuda claves e desenhos rítmicos numa aula coletiva que pode ser com dois ou mais professores, e prioriza o olhar, o tocar, a intuição e a criatividade, agregando metodologias de ensino diferentes.

Nas inscrições da turma de UPB serão priorizados os alunos com iniciação em alguns dos modelos metodológicos vivenciados no programa do Curso de Música, como o Laboratório e o Programa de Qualificação em Música do CFA. Além disso, os alunos devem ter domínio de ferramentas elementares do fazer musical como execução satisfatória no instrumento, prática musical coletiva, leitura e escrita musical.

Aulas – O curso começará em 15 de janeiro, e segue até 18 de abril, pela manhã e tarde. As aulas serão ministradas por Guiga Scott (trompete), Adailson Rodrigues (trombone), Vinícius Freitas (saxofones), Alexandre Vargas (Guitarra e Guitarra Baiana), Alexandre Montenegro (baixo), Gabi Guedes (percussão), Luiz Asa Branca (violão e guitarra) e Letieres Leite (Coordenação Artística e UPB). No final, haverá apresentação dos alunos.

Serviço:
Curso de Iniciação Musical Continuada e de UPB (Universo Percussivo Baiano)
Inscrições: 2 a 8 de janeiro de 2018, das 9 às 12 h, ou das 13h às 16h
Onde: na sede do Centro de Formação em Artes (CFA), Rua Bispo, nº29, Pelourinho
Quanto: R$ 20,00
Informações: (71) 3117-6367

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *