25 de abril de 2024
  • :
  • :

Ilhéus recebe primeira ação da campanha do Detran #NoVeraoEuEscolhoViver

Ilhéus recebe primeira ação da campanha do Detran #NoVeraoEuEscolhoViver

Com um intenso fluxo turístico durante o verão, Ilhéus, na região sul, recebeu na quarta-feira (27), a primeira ação da campanha #NoVerãoEuEscolhoViver do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que segue até o dia 30 de dezembro na cidade. O objetivo é promover atividades que estimulem atitudes preventivas e reduzam o número de acidentes no trânsito. “O verão é uma época em que o consumo de bebida alcoólica aumenta. Vamos conscientizar os condutores de que é preciso se divertir com consciência, sem misturar álcool e direção”, alertou o diretor geral do órgão, Lúcio Gomes.

No Centro Histórico de Ilhéus, uma mini-pista foi montada para as crianças, que guiaram carrinhos elétricos e aprenderam sobre as regras de trânsito. O robô do Detran e os bonecos de sinalização também marcaram presença e completaram a diversão dos pequenos.

Para a pedagoga soteropolitana Andreia Gonçalves, 32 anos, que está na cidade para passar o reveillon, toda ação educativa que desperta a conscientização do público infantil é válida. “A ação recreativa do Detran chamou a atenção das minhas filhas de 3 e 5 anos. Estávamos na Catedral de São Sebastião e nos deparamos com essa grande estrutura. Acho muito importante misturar atividades lúdicas com um assunto tão sério que é a preservação da vida”, afirmou a pedagoga.

Em bares e restaurantes, a equipe da Escola Pública de Trânsito (Eptran) distribuiu material informativo sobre segurança de condutores e pedestres e fizeram a simulação do teste do bafômetro. Ao soprar o aparelho, o engenheiro agrônomo cearense Cícero Góes, 56 anos, descobriu ter ingerido 0,44 mg de álcool.

“Se fosse pego em uma blitz, ele seria encaminhado para a delegacia por ter ultrapassado o limite de consumo exigido pela Lei Seca de 0,34 mg/l, além de pagar multa e ter a CNH recolhida.”, disse a coordenadora da ação, Marcele Andrade.

Para Cícero, a constatação foi uma surpresa. “Não imaginava que esse percentual seria caracterizado como crime de trânsito. Vim com a minha família conhecer o Vesúvio e antes de sairmos de casa fizemos o sorteio de quem seria o motorista da rodada. Hoje minha esposa ficará sem beber”, relatou o engenheiro.

Foto: Divulgação/Detran-BA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *