19 de abril de 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Alagoinhas fornece fraldas descartáveis a portadores de doenças crônicas

Prefeitura de Alagoinhas fornece fraldas descartáveis a portadores de doenças crônicas

A Prefeitura de Alagoinhas tem realizado, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), a distribuição de fraldas descartáveis a pacientes com doenças crônicas degenerativas, pessoas com patologias que demandam cuidados especiais e indivíduos com incapacidade funcional provisória ou permanente.

A dispensação de fraldas acontece desde julho de 2017, quando foi publicada a Portaria da SESAU n° 047/2017, que estabeleceu a pessoas com renda familiar individual igual ou inferior a meio salário mínimo per capita o direito de preencher um formulário de solicitação de fraldas para que sejam beneficiadas pelo serviço público de saúde.

Só em dezembro do ano passado, a Prefeitura distribuiu mais de 22 mil fraldas a cerca de 35 localidades diferentes no âmbito do município. Em novembro, foram pouco mais de 21 mil fraldas fornecidas e, em outubro, mais de 15 mil beneficiados.

Até o final do ano, no período de julho a dezembro, a ação da Secretaria de Saúde contemplou a população com 68.118 fraldas distribuídas.

De acordo com o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, para ter acesso ao benefício, o solicitante deve apresentar relatório médico atualizado por um profissional da rede pública municipal com a descrição da patologia anexo a um formulário de solicitação de fraldas preenchido, datado e assinado. O formulário deve conter cópias do cartão do SUS, comprovante de residência e documentos pessoais (RG e CPF). Segundo o Secretário, a documentação é encaminhada pela Unidade Básica de Saúde à SESAU, que verifica os dados e realiza o cadastro. Após o procedimento, os beneficiários podem se dirigir à Policlínica Municipal, onde devem retirar as fraldas solicitadas.

A ação, que favorece as famílias que dependem desse recurso, deve continuar beneficiando cidadãos alagoinhenses em 2018. O intuito é que o município consiga contemplar todos os pacientes que se encaixem nos critérios socioeconômicos e diagnósticos estabelecidos pela portaria.

A Policlínica Municipal fica na Rua 13 de junho, no Parque da Floresta, e recebe mensalmente os pacientes cadastrados para o recebimento do benefício.

Foto: Divulgação/SECOM-PMA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *