por José Lopes (redacao@newsba.com.br)
O julgamento do ex-presidente Lula nesta quarta-feira (24) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) fez voltar o clima de FLA-FLU ou, no caso baiano, de BA-VI polÃtico entre os usuários brasileiros de redes sociais. Um processo que pode ter tido inÃcio nos duros debates das eleições presidenciais de 2014, mas que teve como ápice o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Em todo caso, o que resta de saldo, na maioria das vezes, são amizades desfeitas e uma sociedade dividida entre os que defendem polÃticos acusados de corrupção e os que pedem punições e uma ação cada vez mais severa da PolÃcia Federal e da Justiça.
De um lado, os militantes da esquerda brasileira – também chamados de “mortadelas” – que antes acusavam o processo de impeachent de “golpe” agora dizem agora que #EleiçãoSemLulaÉFraude, a exemplo da publicação da própria presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, ela mesma entre os 23 senadores investigados na Operação Lava Jato.
Para que não reste dúvida: O povo está com Lula e quer Lula candidato. Milhares ocuparam as ruas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul! VÃdeo: Otto Guerra #EleiçãoSemLulaÉFraude pic.twitter.com/CQsxAgDqpT
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) 24 de janeiro de 2018
De outro lado, os “coxinhas” que antes pediam “Fora Dilma”, agora pedem a condenação do ex-presidente Lula com a hashtag #CondenaTRF4.
São Paulo dando seu recado!
Fala Paulistaaaaaa ??????
EU VIM DE GRAÇA
LULA NA CADEIA ????#CondenaTRF4 pic.twitter.com/j8N4o4XhzH— Ione (@ioneatuante4) 24 de janeiro de 2018