29 de março de 2024
  • :
  • :

Professores e estudantes lotam abertura da Conferência de Educação de Camaçari

Professores e estudantes lotam abertura da Conferência de Educação de Camaçari

Profissionais da educação, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas, além de membros de movimentos sociais encheram o Teatro da Cidade do Saber, durante a abertura da III Conferência Municipal de Educação (Comec), que este ano traz o tema “Plano Nacional de Educação: Desafios para a consolidação do Sistema Nacional de Educação em Camaçari”. O evento iniciou na tarde desta terça-feira (6) e encerra nesta quarta (7).

O encontro tem por objetivo eleger prioridades para a educação básica municipal, assegurando a articulação entre as entidades do setor administrativo da gestão pública e a sociedade civil quanto ao cumprimento das metas pactuadas no Plano Municipal de Educação (PME). Cabe ao Comec monitorar, avaliar e propor políticas públicas visando à garantia do direito à educação de qualidade, pública, gratuita e laica, bem como debater o Plano Nacional de Educação e promover a eleição de 20 delegados para a etapa estadual, que vai ocorrer de 22 a 24 de março, em Salvador.

Tomada de emoção, a secretária da Educação, Neurilene Martins, fez referência a professora Iraci Picanço, representante do Fórum Estadual de Educação, presente no evento, pelas importantes contribuições à educação ao longo da sua vida profissional, e em nome dela homenageou todos os docentes. “Sei exatamente, na minha própria história a importância dos professores e de se ter uma educação de qualidade”, falou ao direcionar a atenção aos estudantes, “é por vocês que nós professores lutamos para atingir as metas e implementar estratégias que levem a educação a novos patamares e coloque a nossa Camaçari como a cidade que educa”, finalizou.

A palestra de abertura foi feita pela professora Anaci Bispo Paim, geógrafa e Doutora Honoris Causa pela European University em reconhecimento à atuação na área da educação, que na ocasião falou sobre o tema da III Comec. Na sequência, foi feita a leitura, discussão e aprovação do regimento da conferência. As atividades seguem amanhã com a apresentação dos cinco eixos temáticos, análise e aprovação das proposições e estratégias contidas no documento base da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018, que acontecem pela manhã. Pela tarde, serão socializadas e aprovadas as proposições elaboradas nos grupos de trabalho, além da indicação dos delegados para a etapa estadual.

A abertura da III Conferência Municipal de Educação contou com a presença das secretárias da Cultura, Marcia Tude, e de Relações Institucionais, Simara Ellery, além da presidente do Conselho Municipal da Educação, Lenieverson Nascimento, da coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Danielle Santos, e do representante do Conselho Estadual de Educação, Wellington Araújo Silva.

Foto: Thiago Canuto/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *