28 de março de 2024
  • :
  • :

Adab realiza monitoramento de aves em Mangue Seco

Adab realiza monitoramento de aves em Mangue Seco

Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza desta segunda a sexta-feira (5 a 9) o monitoramento das aves residentes do entorno e no sítio de aves, na localidade de Mangue Seco, pertencente ao município de Jandaíra, no litoral norte. Ação será realizada por meio da coordenação do Programa Estadual de Sanidade Avícola (Pesa).

O objetivo é confirmar se há ausência de atividade viral para as doenças de Newcastle e da Influenza Aviaria nos planteis avícolas do sítio. Durante esse período, serão recolhidos soro sanguíneo via suabe, que serve para coletar materiais para exames (via absolvição e atrito), aplicar medicamentos ou limpar cavidades e ferimentos e Cloaca (cavidade onde se abrem o canal intestinal, o aparelho urinário, o aparelho genital e os ouvidos das aves, dos répteis e dos mamíferos e traquéia).

As amostras serão encaminhadas para o Laboratórios Nacionais Agropecuário (Lanagro), em Campinas (SP), que é referência destas enfermidades. De acordo com a Adab, essas ações são importantes para referendar junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e organismos internacionais a ausência destas doenças nos plantéis avícolas na Bahia, garantindo ao Brasil acesso aos mercados de exportação dos produtos avícolas. Também serão realizados trabalhos de educação em Saúde nas escolas dos distritos de Mangue Seco e Coqueiro, com distribuição de material informativo para agir em caso de suspeita destas doenças e atuar na prevenção.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *