24 de abril de 2024
  • :
  • :

MST ocupa empresa de fruticultura em Sento Sé

MST ocupa empresa de fruticultura em Sento Sé

A empresa de fruticultura Frutimag, em Sento Sé, no Norte da Bahia, foi ocupada por cerca de 400 integrantes do Movimento Sem Terra (MST), na madrugada desta quinta-feira (8). A área invadida tem cerca de mil hectares e produzia uvas sem semente, mas está desativada, servindo apenas para manter uma pequena criação de gado. As informações são da Polícia Civil.

De acordo com a polícia, no momento da invasão dois vigilantes estavam na empresa e foram rendidos. Um vigilante conseguiu fugir e o outro foi liberado depois que a Polícia Militar chegou ao local.

Apesar da versão da polícia, o MST informou, por meio de nota, que não houve violência. Segundo o movimento, o primeiro guarda saiu correndo porque se assustou quando o grupo chegou. Já o segundo continuou trabalhando e saiu às 5h, hora em que o expediente dele foi encerrado e que coincidiu com a chegada da polícia no local, informou o MST.

O Movimento Sem Terra também disse que a principal reinvindicação das quase 400 famílias de Sento Sé que participam da ocupação, é que a área produtiva da empresa seja disponibilizada para a reforma agrária, já que a terra está inativa há três anos.

Por meio de nota, a assessoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou que o instituto não foi notificado pelo proprietário sobre essa ocupação. Caso seja oficiado, cabe ao Incra fazer uma mediação entre empresa e movimento.

Já a Frutimag informou que a empresa está em busca de medidas legais para que os manifestantes desocupem a propriedade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *