16 de maio de 2024
  • :
  • :

Salvador: Verão da Colina faz homenagem ao Centenário de Jacob do Bandolim

Salvador: Verão da Colina faz homenagem ao Centenário de Jacob do Bandolim

O Verão da Colina realiza neste sábado (10) uma homenagem ao centenário de um dos maiores divulgadores do chorinho. O Sarau Jacob do Bandolim contará com a participação do grupo Dose Sonora, que apresentará o melhor deste estilo musical, genuinamente brasileiro. O evento é gratuito e acontece no Espaço Vila Criativa, no Alto da Colina Sagrada, Praça do Bonfim, a partir das 17 horas.

Se vivo estivesse, o instrumentista Jacob do Bandolim teria completado 100 anos no último dia 14 de fevereiro. Ele foi responsável por popularizar o chorinho e tinha fãs declarados, como o compositor Pixinguinha, frequentador assíduo dos Saraus que Jacob realizava na varanda de sua casa, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, entre os anos 1950 e 1960. Foi neste local que o músico, que inventou uma forma diferente de tocar o bandolim, criou a maioria das suas obras-primas, como Assanhado, Doce de Coco, Noites Cariocas, Gostosinho, Bole-bole, Santa Morena e Vibrações.

Teve como parceiros, além de Pixinguinha, Elizeth Cardoso, Zimbo Trio e o Época de Ouro. Jacob do Bandolim morreu em 1968.

Dose Sonora – O Dose Sonora se apresentou no Verão da Colina no último dia 17 de fevereiro e reuniu um grande público, prometendo retornar com um show em homenagem a Jacob do Bandolim. O grupo é liderado pelo flautista/saxofonista, professor de Música, Dell Barreto; Anderson Ramos (pandeirista); Leo Ramos (violonista e luthier); Alex Fabiano (cavaquista); e Carlos Rocha (bandolinista). O Dose Sonora iniciou carreira em 2016, com apresentações públicas no bairro da Liberdade, resgatando as rodas de choro que aconteciam no local há duas décadas.

O Verão da Colina continuará com programação semanal, aproveitando o ambiente inspirador do Alto da Colina do Bonfim. Aprogramação segue no próximo dia 17 de março com Igor Almeida, com o show Trombone di Boteco.

O evento é gratuito e tem como opção para drinks e petiscos os espaços Vila Criativa (com comida regional) e o Santo Café. Além disso, o Espaço do Artesanato também estará aberto, com boas opções em artesanato tradicional e religioso, entre outros. O Verão da Colina tem o apoio da Devoção do Senhor do Bonfim.

Vila Criativa – A Vila Criativa é um espaço de exposição e comercialização de artesanato e decoração, localizado na Casa dos Romeiros, e funciona de sexta a domingo, das 8h às 18 horas. O Espaço de Gastronomia, especializado em comida regional, fica aberto às sextas, sábados e domingos. Os shows acontecem apenas aos sábado durante o verão na Colina.

A Vila Criativa é uma parceria com a Basílica, Devoção do Senhor do Bonfim e com o projeto social Bom Samaritano, comercializando artigos de utilidade para o lar, infantis, religiosos, imagens, artesanato em tecido, palha e outros materiais. O espaço expõe os artigos de cerca de 30 artesãos locais, além dos trabalhos da Cooperativa de Porto Sauípe, à base de palha de piaçava.

Mais op̵̤es de lazer РNeste fim de semana, a capital baiana apresenta tamb̩m op̵̤es de teatro, sarau e recrea̵̤es para crian̤as, em espa̤os culturais mantidos pela Prefeitura ou sob a organiza̤̣o de institui̵̤es municipais.

Teatro – Em cartaz está a peça “Animal”, com direção de Celso Nunes, encenada por Cyria Coentro. O espetáculo é uma reflexão irônica e bem humorada sobre o ensino, que mais do nunca precisa ser repensado para voltar a interessar aos jovens. Há ainda discussões sobre a carreira de professor, o choque de gerações pais e filhos, educadores e alunos. A peça está o Teatro Gregório de Matos até 18 de março, às 19h, sextas e domingos, com ingressos a preços populares (R$ 10 e R$ 20).

Sarau – Sábado (10), às 18h, o Espaço Cultural Boca de Brasa, em Cajazeiras V, promove o Sarau do JACA – Juventude Ativista de Cajazeiras -, onde artistas de diversos gêneros, como poesia, música, cinema, literatura, artes cênicas, entre outros, se apresentam com diferentes formas de intervenções artísticas voltadas para a comunidade. O projeto, idealizado pela Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, foi contemplado pelo Edital Espaço Cultural Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Ruas de Lazer – Neste fim de semana, o projeto Ruas de Lazer, mantido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), estará, no sábado (10), das 8h às 12h, no Lobato, na Rua Península Joanes, próximo ao Colégio da Polícia Militar (CPM). No mesmo dia, das 14h às 17h, vai até a Rua Edson Saldanha (Baixa do Tubo), no bairro de Matatu de Brotas, próximo ao posto da Brasil Gás. No domingo (11), das 8h às 12h, será a vez da Rua Ferreira Costa, no bairro da Federação.

O Ruas de Lazer conta com equipamentos esportivos e atividades planejadas por profissionais de educação física. Nos locais, quem participar da atividade, vai encontrar cama elástica, jogos de tabuleiro, futebol, vôlei, basquete, torneios e gincanas. Ou seja, há diversão para toda a família.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *