28 de março de 2024
  • :
  • :

Câmara de Salvador homenageia os 60 anos do Cremeb

Câmara de Salvador homenageia os 60 anos do Cremeb

O 60º aniversário do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) foi comemorado em sessão especial realizada pela Câmara Municipal de Salvador, na noite desta quinta-feira (15), no Plenário do Cosme de Farias. O médico e vereador Cezar Leite (PSDB), representante da categoria no Poder Legislativo, reconheceu a relevância do trabalho e o papel desenvolvido pelo órgão durante as últimas seis décadas.

“Ao propor esta homenagem, eu faço com a intimidade de alguém que viveu, junto com meus irmãos e minha mãe, com uma pessoa que era apaixonada pelo direito médico, pela defesa da ética e pelos plenários deste conselho. O Cremeb vivia em minha casa, nas sustentações orais que transitavam pelos corredores, como um ensaio para mais um show do advogado, médico e artista, Adilson Leite, meu pai. Parabéns a todos aqueles que fizeram a história do Cremeb nestes 60 anos”, festejou.

Além de enaltecer a atuação do Cremeb, Cezar Leite fez uma reflexão sobre o papel dos médicos na sociedade e criticou o Programa Mais Médicos. “Rasga as normas do exercício da Medicina em nosso país, imposto por políticas ideológicas e populistas. Fez com que o Cremeb mobilizasse a classe médica e fosse às ruas, junto a movimentos médicos como a Ordem dos Médicos do Brasil, levar sua mensagem de oposição e luta contra o posicionamento do governo [federal] naquele momento”, opinou.

Muito comemorada e prestigiada pelo vereador Cezar Leite e pelos presentes na sessão especial foi a presidente do Cremeb, Teresa Maltez. A primeira mulher no cargo máximo do órgão nos 60 anos do conselho fez questão de lembrar a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada na última quarta-feira (14), na capital fluminense. “A entidade tem sofrido perdas, mas também conquistamos grandes vitórias. Por isso, tivemos a necessidade de constituir frentes parlamentares de Medicina para lutar por melhorias. O Cremeb sempre será verde e amarelo”, afirmou Teresa Maltez.

Representando a academia de Medicina, Antônio Carlos Vieira Lopes também demonstrou orgulho ao falar do Cremeb. “Queremos caminhar junto com o conselho na defesa médica, na melhoria da saúde pública, e com profissionais cada vez mais qualificados”, pontuou.

Missão – O Cremeb é o órgão supervisor da ética profissional no estado, que tem a missão de zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético e moral da Medicina e o prestígio dos que a exerçam legalmente. Cabe ao órgão disciplinar e julgar os médicos, exigindo o fiel cumprimento do Código de Ética Médica (CEM), das normas referentes ao exercício profissional e da legislação sanitária.

Formado por 42 conselheiros, eleitos pelos médicos inscritos na Bahia para um mandato de cinco anos, o Cremeb mantém, em plena atividade, 34 câmaras técnicas de diversas especialidades e nove comissões de Trabalho e Representações.

Foto: Divulgação/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *