29 de março de 2024
  • :
  • :

Celulose: BNDES aprova fusão entre Suzano e Fibria

Celulose: BNDES aprova fusão entre Suzano e Fibria

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de sua subsidiária de participações acionárias, a BNDESPAR, aprovou a fusão entre as empresas Suzano e Fibria, informa o BNDES. A operação consolida as duas maiores empresas de celulose do país, e transforma a companhia resultante em líder mundial em celulose de mercado.

As negociações foram conduzidas em comum acordo com a Votorantim S/A, com quem a BNDESPAR compartilha o controle da Fibria. O BNDES entrou na Fibria, empresa que nasceu da fusão de Aracruz e Votorantim, para evitar quebra das empresas após perdas com derivativos financeiros.

A composição da forma de pagamento ao BNDES concilia o recebimento de parte significativa em dinheiro, cerca de R$ 8,5 bilhões, e o recebimento de ações da companhia resultante.

Segundo a nota do BNDES, foram negociadas melhorias de governança, que incluem a aprovação de uma política de indicação de conselheiros independentes. A companhia resultante deverá, por contrato, manter, no mínimo, o mesmo padrão de responsabilidade socioambiental em que as duas empresas já eram referência.

O acordo, segundo o BNDES, assegura que acionistas minoritários recebam dinheiro e ações nas mesmas condições dos controladores. A BNDESPAR seguirá com participação relevante, mas será minoritária.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *