26 de abril de 2024
  • :
  • :

Codesal monitora seis áreas com maior risco de acidentes em caso de chuvas

Codesal monitora seis áreas com maior risco de acidentes em caso de chuvas

Desde 2016, Salvador conta com um moderno sistema de monitoramento e acompanhamento das condições climáticas, assim como o alerta das situações que podem causar riscos à população no período chuvoso. É o Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec), que funciona na sede da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). A instalação do Cemadec teve investimento municipal de cerca de R$ 4,5 milhões.

A estrutura integra a modernização da Defesa Civil, que passou a produzir previsões climáticas precisas e indispensáveis ao monitoramento das áreas com maior risco. Dentro do Cemadec funciona o Sistema de Alerta e Alarme, composto por oito sirenes distribuídas em seis localidades da capital baiana – Pedro Ferrão, Bom Juá, Mamede (duas sirenes), Baixa de Santa Rita, Vila Picasso (duas) e Calabetão. Aliado às sirenes, que emitem as alertas de risco, há 38 pluviômetros que permitem aferir os índices pluviométricos em tempo real.

“O Cemadec é muito importante para a cidade, porque permite fazer o acompanhamento da situação meteorológica da cidade, além de alertar as pessoas que vivem em áreas de risco. A equipe trabalha 24 horas por dia e sete dias por semana para fazer esse moderno sistema funcionar”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.

Equipamentos e processo – São nove estações com três monitores de computador cada e um vídeo wall (painel), onde os meteorologistas e geólogos podem monitorar e fazer previsões de riscos e desastres naturais como chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos de terra. Uma segunda sala de apoio possui mais uma estação e um painel, além de mesa de reuniões para discussão e tomada rápida de decisões em situações de emergência.

Além disso, o Cemadec acompanhará, em tempo integral, os índices pluviométricos do Sistema de Alerta e Alarme e do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), que permite perceber antecipadamente os riscos de deslizamento de terra, alagamento de área e como realizar mudança de nível de monitoramento em quatro categorias (observação, atenção, alerta e alerta máximo), a partir das condições do tempo, juntamente com os acumulados de chuva nas últimas 72 horas. O nível de segurança é de até 80mm neste período.

Para auxiliar no monitoramento das chuvas na cidade, os engenheiros da Codesal contam com tablets interligados ao centro para envio das informações diretamente para o local das vistorias, agilizando o fluxo de informações. São enviados boletins de análise de risco climatológico por meio de mensagens (SMS) para a população, especialmente para as pessoas que residem em áreas de risco.

Os técnicos no Cemadec acompanharão o acionamento das sirenes, além de monitorar, através de mapas georreferenciados por Prefeituras-Bairro, a movimentação de massa, as solicitações e vistorias. Todas as informações são compartilhadas com as instituições e entidades públicas e privadas participantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC).

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *