Durante sessão plenária na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (20), o deputado Daniel Almeida (PCdoB) protestou contra o fechamento de duas unidades da FAFEN – Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados na Bahia e Sergipe. No discurso, Daniel citou os prejuízos para a economia do Nordeste e solicitou, a abertura de uma Comissão Geral para debater os impactos dos desinvestimentos da Petrobras na indústria nacional.
“A notícia da desativação das atividades das unidades da FAFEN é preocupante, especialmente em razão das consequências para a nossa economia, mas, sobretudo no já combalido mercado de trabalho, uma vez que há possibilidade de mais de mil trabalhadores diretos perderem os seus postos de trabalho com a desativação”, disse o parlamentar.
Segundo o anúncio da Petrobras, a desativação das unidades de produção ocorrerá até o final do primeiro semestre de 2018. “Não podemos permitir que mais trabalhadores sejam penalizados com a perda dos seus postos de trabalho, por isso convoco todos os deputados da Bahia, de Sergipe e do Nordeste a nos unirmos para tentar barrar mais esse desmonte”, solicitou Almeida.
Em âmbito estadual, além da perda nos postos de trabalho, haverá déficit na renda e receita dos municípios da região, sem contar potencial dano a toda cadeia produtiva do Polo Petroquímico dependente dos insumos da empresa. A FAFEN-BA começou suas operações em 1971 sendo a primeira fábrica instalada no Polo Petroquímico de Camaçari e a primeira a fabricar ureia no Brasil. Atualmente emprega cerca de 700 trabalhadores diretos. Já a FAFEN-SE entrou em operação em 1982 e conta atualmente com cerca de 300 empregados diretos.