28 de março de 2024
  • :
  • :

Após escândalo sexual, prêmio Nobel de Literatura 2018 é cancelado

Após escândalo sexual, prêmio Nobel de Literatura 2018 é cancelado

Nenhum prêmio Nobel de Literatura será dado em 2018 devido ao escândalo sexual que envolve diversos membros da Academia Sueca, informou a Fundação Nobel nesta sexta-feira (4).

Segundo a nota divulgada pela fundação, a decisão foi tomada devido à saída de membros do comitê e pela “queda no prestígio público da Academia’. O grupo pretende agregar mais membros nos próximos meses e entregar dois prêmios em 2019.

Com a saída de diversos membros da Academia, a instituição está com 11 de seus 18 assentos ocupados, um a menos do que o necessário para eleger novos membros ou tomar decisões.

Em sete ocasiões o prêmio Nobel de literatura não foi concedido, mas todas elas durante as duas guerras mundiais. Nunca por outro motivo.

O escândalo começou em novembro do ano passado, quando o jornal Dagens Nyheter noticiou que pelo menos 18 mulheres acusavam Jean-Claude Arnault, uma importante figura no meio cultural sueco, de assédio e agressão sexual.

Arnault é casado com a poeta Katarina Frostenson, que é membro da academia. E os dois dirigem juntos um clube cultural privado chamado Fórum, que recebia verbas da Academia.

O jornal noticiou que Arnault havia sido acusado em diversas instâncias de maus tratos a mulheres, no clube e em imóveis de propriedade da Academia, em Estocolmo e Paris, nos últimos 20 anos.

O jornal informou também que Arnault havia vazado informações sobre o ganhador do Nobel de Literatura sete vezes, desde 1996.

Entre os membros que deixaram a Academia, estava a ex-secretária permanente, Sara Danius. Ela e outros que saíram ficaram no campo oposto de outros membros, que disseram que a Academia reagiu exageradamente às acusações.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *