29 de março de 2024
  • :
  • :

Gestores de 300 municípios participam da 3ª Conferência Estadual de Educação

Gestores de 300 municípios participam da 3ª Conferência Estadual de Educação

Gestores estaduais, municipais, professores, estudantes e profissionais da educação de 300 municípios da Bahia, além de representantes de diferentes segmentos sociais, estão reunidos na 3ª Conferência Estadual de Educação, em Salvador, nesta quinta (3) e sexta-feira (4). Promovido pela Secretaria da Educação do Estado e pelo Fórum Estadual de Educação, o evento aborda o monitoramento dos Planos Municipais e Estadual de Educação, para analisar o cumprimento das metas e estratégias das deliberações instituídas nos Planos Municipais e Estadual de Educação, visando à melhoria do Sistema Estadual de Educação.

Outra finalidade da conferência é apresentar e votar as ações deliberadas nas Conferências Municipais de Educação, realizadas para definir as decisões que serão encaminhadas para a Conferência Nacional. A abertura do evento teve a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. “É um momento de reflexão, de ausculta e de uma completa participação da sociedade fazendo cobranças ao poder público e, ao mesmo tempo, atuando como verdadeira guardiã do que é o real espírito público, no que se refere ao cumprimento de peças importantes no contexto da Educação brasileira”, avaliou Pinheiro.

A presidente do Conselho Estadual da Educação (CEE), Anatércia Contreiras, ressaltou que a Conferência Estadual de Educação é fundamental para a sistematização do que foi produzido nas conferências municipais e para o próprio processo de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação. “A forma de acompanhamento das metas estratégicas do plano deve se dar mesmo nas conferências estaduais, que são etapas necessárias para a conferência nacional”.

Também presente à abertura da conferência estadual, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Willians Panfile, destacou a mobilização dos municípios para o evento. “Estamos muito felizes com o trabalho realizado nos municípios. Quase 300 municípios realizaram as suas conferências e estão aqui hoje, representados pelos seus delegados”.

Também participam da conferência representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, do Movimento Indígena e da Educação do Campo.

Foto: Claudionor Junior/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *