19 de abril de 2024
  • :
  • :

Programa de Qualificação de Fornecedores irá fomentar a economia de Camaçari

Programa de Qualificação de Fornecedores irá fomentar a economia de Camaçari

Preparar micro, pequenas e médias empresas de Camaçari para abraçar novas oportunidades de negócios e fomentar a economia local é o que motivou a Prefeitura de Camaçari a firmar parceria com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL/BA, responsável pelo Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), que foi apresentado nesta quinta-feira (10), no Foyer do Teatro Cidade do Saber, a empresários locais e será implementado no município.

Durante o lançamento foi realizada a assinatura do Termo de Colaboração que possibilitou a execução do programa em Camaçari. O documento foi assinado pelo prefeito Elinaldo Araújo, o superintendente do IEL na Bahia, Evandro Mazo, e Mauro Pereira, superintendente-geral do Comitê de Fomento Industrial (Cofic), também parceiro da iniciativa e que tem o evento como parte da agenda comemorativa pelos 40 anos do Polo Industrial.

O prefeito Elinaldo comemora a parceria e o fato de facilitar a adesão do empresariado local ao PQF, já que a maior parte do investimento para que 25 empresas sejam beneficiadas com a iniciativa será subsidiada pela Prefeitura. “Queremos que os empreendimentos daqui estejam aptos a participar das licitações do governo e sejam contratados por grandes empresas”, pontuou o gestor ao lembrar o quanto é importante as rodadas de negócios, a exemplo da realizada durante o evento.

A rodada de negócios superou a expectativa de procura, e das 100 empresas inscritas, 50 foram selecionadas para apresentar seu portfólio a nove empresas, dentre as quais, Braskem, Oxiteno, Basf, Cetrel e a própria Prefeitura, representada pelas secretarias da Educação (Seduc), da Administração (Secad) e da Saúde.

O superintendente do IEL/BA, Evandro Mazo, parabenizou o prefeito pela sensibilidade de possibilitar a implementação do PQF em Camaçari, uma vez que é necessário aproximar as grandes empresas das locais, medida essencial para a expansão regional. “Acredito que é através das compras locais que podemos contribuir com o desenvolvimento econômico e social, e para que elas sejam duradouras é importante essa qualificação”, concluiu.

Para Mauro Pereira, superintendente-geral do Cofic, o programa já começa muito bem no município, fazendo referência a boa aceitação por parte das empresas compradoras e fornecedoras. “A tecnologia do IEL identifica com eficiência quem está necessitando e quem pode atender a necessidade”, explicou após falar da experiência quando, em parceria com o Instituto, realizou o Fórum Empresarial de Suprimentos, que tinha o mesmo objetivo que o PQF.

A ideia de firmar parceria com o IEL surgiu após intenso contato da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) com a Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio), com o intuito de ouvir as demandas apresentadas pelas entidades. “Seguindo a orientação do prefeito estreitei os laços com o comércio local através das organizações representativas e percebemos a necessidade de tornar as empresas aptas para participar de rodadas de negócios e de saírem exitosas”, disse o secretário da Sedec, Waldy Freitas.

Esse, sem dúvida, é um momento há muito esperado pelo empresariado local. A qualificação fortalece as empresas e dá condições reais para que empresas, dos mais variados portes, possam ter boas oportunidades de negócios”, finalizou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec), Alan Lima, que também aproveitou para parabenizar a iniciativa.

O ato de abertura também contou com a presença do vice-prefeito, José Tude, de secretários municipais, além do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Pedro Reis, e do vice-presidente do Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio), João Flávio Almeida.

Programa – O PQF pretende levar compradores e fornecedores a aperfeiçoarem e ampliarem sua rede de negócios, estabelecendo troca de serviços com maior eficiência e qualidade, visando integrar a economia da cidade com o Polo Industrial. O PQF integra e promove a capacitação de abastecedores, redes de empresas e cadeias produtivas, capacitando-as em diversas áreas de gestão, tais como: estratégica, comercial, financeira, qualidade, saúde e segurança no trabalho, produção, inovação, responsabilidade social e ambiental.

O programa tem duração de 24 meses e está dividido em três fases, qualificação e desenvolvimento, certificação e ações de aproximação comercial e acesso a mercados. Entre os seus benefícios estão a redução de custos, redução de perdas e melhoria da qualidade, eficiência na cadeia de suprimentos, fornecedores confiáveis, networking entre empresas e geração de negócios.

A expectativa do IEL é que o programa inicie em junho, uma vez que a turma deve se formar até o dia 31 de maio. As empresas interessadas devem enviar e-mail para o endereço eletrônico: programa.fornecedores@fieb.org.br ou ligar para o número (71) 3343-1530 para que uma visita à empresa será agendada. 

Foto: Tiago Pacheco/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *