29 de março de 2024
  • :
  • :

Festa Literária de Ilhéus começa nesta terça-feira

Festa Literária de Ilhéus começa nesta terça-feira

Por meio do tema “Leituras Democráticas: livros e zaps”, a Festa Literária de Ilhéus vai propor discussões, durante quatro dias, sobre a integração das juventudes com o universo dos livros. O objetivo é destacar as variadas maneiras de acessar e difundir o conhecimento em diferentes plataformas e linguagens.

O evento, que acontece entre os dias 15 a 18 de maio, reúne pessoas de diversos lugares do Brasil e a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), está participando da realização, contribuindo com debates, oficinas, jogos educativos, mostras de vídeos e apresentações.

De acordo com a diretora do Livro e da Leitura (DLL), da FPC, Bárbara Falcón, “a equipe da Fundação participou do processo de construção do evento, juntamente com os representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Secretaria de Cultura do Município e da Academia de Letras de Ilhéus, e isso enriquece o cenário cultural no interior do Estado”, acrescentou.

A programação reúne nomes como a escritora capixaba Elisa Lucinda; o coordenador da Campanha Vidas Negras da ONU Brasil, Thiago Ansel; o membro da Plataforma Educação Não Formal e Tecnologias Sociais, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ex-consultor da Secretaria Nacional de Juventude, André Sobrinho; e o diretor da FPC, Zulú Araújo, que estará presente na mesa de abertura.

As atividades contemplam todos os públicos e as crianças contarão com uma programação especial, com jogos educativos, brincadeiras, oficinas e apresentações artísticas.

De acordo com o secretário de Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade, “a Festa Literária tem uma condição ímpar, pois tem o foco de valorizar os autores locais que falam da nossa gente e da nossa terra e precisamos valorizar e reconhecer essas obras que acontecem em todos os gêneros literários”, disse ele.

A Fundação Pedro Calmon participa da programação promovendo a oficina literária com a equipe da Biblioteca de Extensão (Bibex) que promoverá os jogos educativos, oficinas, contações de histórias, apresentação teatral e sarau poético; realizará exposição com a Mostra dos Vídeos da II Edição do Projeto Memórias de Leitura que é uma campanha de incentivo à leitura que inclui registro e difusão de depoimentos de pessoas que ampliaram sua visão de mundo ao descobrir o prazer da leitura; debate sobre a participação da mulher negra na literatura; Escrita Criativa voltada para grupos de estudantes jovens; o projeto O Violão e a Palavra com Márcia Short; entre outros.

O evento será realizado na UESC, Teatro Municipal de Ilhéus, Academia de Letras de Ilhéus, Biblioteca Municipal Adonias Filho, Casa de Arte Baiana, Human Network do Brasil, Calçadão da Rua Jorge Amado e Praça Pedro Mattos. A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser conferidas no site: https://doity.com.br/festa-literaria-de-ilheus.

Diretoria – Vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Diretoria do Livro e Leitura (DLL) é responsável pela execução e implementação das políticas públicas de fomento ao livro e estímulo à leitura. Está em seus objetivos incentivar a prática da leitura, promovendo eventos do setor, como leituras públicas com autores, oficinas de leitura, seminários, feiras, palestras e conferências sobre obras, autores e tópicos importantes da Literatura.

Também compete à DLL a promoção do livro, fomentando a produção editorial, elaborando prêmios literários e editais que proporcionem às editoras o acesso a recursos públicos que permitam às mesmas aumentar e diversificar a produção de livros no Estado, dentre outras ações que integram os objetivos do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL).

Serviço:
O que: Festa Literária de Ilhéus;
Quando: 15 a 18 de maio de 2018;
Onde: Diversos espaços na cidade de Ilhéus/BA.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *