27 de abril de 2024
  • :
  • :

PRF e Força Nacional escoltam caminhões-tanque até o aeroporto de Brasília

PRF e Força Nacional escoltam caminhões-tanque até o aeroporto de Brasília

Quatro caminhões-tanque carregados com querosene de avião (QAV), chegaram ao Aeroporto de Brasília, na tarde deste sábado (26), afirmou a Inframérica – empresa que administra o Terminal. Entretanto, os combustíveis ainda não podem ser usados e serão testados para avaliar se ainda estão aptos o abastecimento das aeronaves. Carretas foram escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ao todo, 240 mil litros foram entregues, 60 mil em cada veículo. Porém, quantidade é suficiente para encher apenas 5% das reservas de combustível do terminal. De acordo com a Inframérica, normalmente cerca de 20 caminhões abastecem o aeroporto por dia. Eles calculam que desde o bloqueio dos veículos nas estradas, “a defasagem no abastecimento chega a 100 caminhões”.

No começo da tarde, outros dois caminhões-tanque foram escoltados pela Força Nacional com destino ao Aeroporto de Brasília. As carretas estavam na BR-040. Os veículos foram liberados após duas horas de negociação entre Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e caminhoneiros.

De acordo com a PRF, outros quatro caminhões estão parados próximos ao quilômetro 10 de Valparaíso (GO). Eles foram identificados e as negociações para a liberação começaram.

Desde terça-feira (22), o Aeroporto de Brasília está sem abastecimento regular de combustível. E na sexta (25), o estoque de querosene acabou. Até então, o último caminhão-tanque que abasteceu o aeroporto tinha chegado na quinta (24), por volta das 15h.

Com isso, 40 vôos foram cancelados neste sábado – 31 decolagens e 9 pousos. Na sexta-feira, 49 voos foram cancelados no Aeroporto de Brasília. Além disso, 25 voos atrasaram. Os dados dos voos cancelados, entre pousos e decolagens, estão disponíveis e atualizados no site do aeroporto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *