28 de março de 2024
  • :
  • :

Petkovic critica ato “lamentável” de suíços e pede punição

Petkovic critica ato “lamentável” de suíços e pede punição

A polêmica comemoração de Xhaka e Shaqiri durante a vitória da Suíça por 2 a 1 sobre a Sérvia, sexta-feira, pelo Grupo E da Copa do Mundo – os dois fizeram o símbolo da bandeira da Albânia, uma águia negra de duas cabeças, em referência ao Kosovo (local de origem dos dois e que tem a maioria do povo de origem albanesa) – gerou uma reação rápida da Fifa. O sinal que revoltou os sérvios, que não reconhecem Kosovo como um território independente, motivou a abertura de investigação através do Comitê Disciplinar da entidade.

Neste sábado (23), o ex-jogador Dejan Petkovic, que está na Rússia como comentarista do SporTV, fez coro com os compatriotas e afirmou que qualquer decisão da Fifa que não seja uma punição à Suíça será recebida com protesto em seu país natal.

“Foi um ato totalmente provocativo, uma provocação política. É lamentável um jogador numa Copa do Mundo misturar as coisas, né? Para nós, sérvios, realmente foi um grande insulto. Logicamente, haverá indignação se não for tomada nenhuma providencia. O que a Fifa vai fazer? Não sei, veremos. Mas é lamentável, merece punição”, disse o ex-meia de Vitória, Flamengo, Vasco, Fluminense, Goiás, Santos e Atlético-MG ao GloboEsporte.com.

A região de Kosovo fica dentro do território da Sérvia e declarou independência de forma unilateral em 17 de fevereiro de 2008. Os sérvios não reconheceram esse ato e ainda consideram Kosovo como parte do país. Xhaka nasceu na Basileia e é filho de pais kosovares, enquanto Shaqiri é mesmo do Kosovo. O pai de Xhaka já foi preso político da Iugoslávia por três anos e meio após participar de manifestações contra o governo comunista de Belgrado, capital da Sérvia, em 1986. Ele era estudante de uma universidade do Kosovo, que era então uma província autônoma na Iugoslávia.

“Não devo falar sobre isso neste momento. É um momento de emoção no jogo. Sempre fico feliz em marcar um gol. Foi uma emoção”, disse o suíço.

Já o técnico da Suíça, Vladimir Petkovic, não aprovou o comportamento dos seus atletas: “É claro que (na hora do gol) as emoções aparecem. Nós todos precisamos deixar a política de lado no futebol. Nós precisamos focar no futebol, que é uma coisa que une as pessoas. Como eu disse antes, você nunca deve misturar política com futebol. É importante mostrar respeito”.

Do lado da Sérvia, o capitão Kolarov fez dura crítica a Xhaka e Shaqiri pelo gesto da águia: “Não quero falar disso. É o estilo deles. Estamos 10 anos à frente deles. Se querem comemorar assim, isso fala muito sobre eles. Não precisamos falar nada”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *