24 de abril de 2024
  • :
  • :

Adab abate 183 bois apreendidos no Oeste Baiano

Adab abate 183 bois apreendidos no Oeste Baiano

Cento e oitenta e três bois apreendidos durante uma fiscalização no Oeste da Bahia foram abatidos em Barreiras, na sexta-feira (27). Segundo a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), os animais estavam sendo transportados sem o documentos que comprava a origem.

As apreensões ocorreram em Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória, que ficam na região oeste. No total, 200 bois foram retidos pela Adab. No entanto, 17 deles, conforme a agência, foram devolvidos ao dono, temporariamente, após a Justiça conceder liminar favorável ao proprietário dos animais.

Conforme a veterinária Kátia Pedrosa, da Adab, os animais abatidos foram inspecionados por um profissional da agência, que verificou que eles estavam saudáveis. A carne será vendida no comércio da região. O dinheiro arrecadado com a comercialização do produto será revertido para Fundo de Apoio a Pecuária do Estado da Bahia (Fundap).

Ao menos duas empresas multada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) por transportar 165 cabeças de gado com documentação irregular. De acordo com a agência, os animais foram apreendidos durante uma fiscalização realizada entre a terça-feira (24) e quarta-feira (25).

Outra carga, com 35 animais, foi apreendida durante a mesma operação. Ninguém foi preso na ação, mas, além de multa, as empresas foram notificadas.

Segundo a Adab, a apresentação da Guia de Transporte Animal (GTA) é obrigatória, mas as empresas estavam com o documento irregular. A Adab explicou, ainda, que a entrada irregular de bovinos na Bahia é ilegal, por conta dos riscos dos animais trazerem doenças para o estado.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *