O mês de agosto será marcado por homenagens dos fiéis à beata Irmã Dulce, conhecida como o “Anjo Bom da Bahia”. Os festejos religiosos começam no sábado (4), com a realização de um novenário e prosseguem até o dia 12 de agosto, sempre às 17h, no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, Cidade Baixa, em Salvador.
A Igreja Católica escolheu este mês para homenagear Irmã Dulce, pois em agosto de 1933, com 19 anos, a Mãe dos Pobres, como também é conhecida, se tornou freira.
A programação tem ainda uma carreata, que acontece no domingo (5), logo após a missa das 8h30, com saída do Santuário. O trajeto inclui os principais locais por onde Irmã Dulce atuou: Largo dos Mares, Água de Meninos, Calçada, Uruguai, Ribeira e Bonfim.
As homenagens seguem com a 2ª Caminhada Irmã Dulce, no dia 12 de agosto, às 8h, com saída da Igreja do Bonfim em direção ao Santuário da beata. No mesmo dia, acontece o evento Tarde de Louvor com o padre Antônio Maria, a partir das 14h30, também na igreja do Anjo Bom.
No dia 13 de agosto, data oficial da festa litúrgica da Mãe dos Pobres, haverá a missa solene, às 9h, no Santuário da Bem-Aventurada, que será presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
Concurso de carros – Um concurso vai eleger o carro mais bem ornamentado da procissão. Quem quiser participar da disputa pode realizar a inscrição do veículo pelo telefone (71) 3310-1394 ou no dia do evento, no Santuário Bem-Aventurada, no decorrer da celebração da missa.
O vencedor será premiado com uma imagem de 30 centímetros da freira baiana. Os critérios para avaliação são criatividade, sustentabilidade e originalidade.
Uma comissão julgadora vai avaliar os veículos participantes antes da carreata, durante a concentração que vai acontecer no pátio da igreja e no estacionamento em frente ao Santuário, ao lado do Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (CATA).
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom-Setur