19 de abril de 2024
  • :
  • :

Faeb, Fecomércio e Fieb debatem economia da Bahia com Rui Costa e José Ronaldo

Faeb, Fecomércio e Fieb debatem economia da Bahia com Rui Costa e José Ronaldo

Fortalecer ainda mais a economia baiana, apresentando aos principais candidatos ao Governo do Estado as demandas e prioridades dos setores produtivos da Bahia. Foi com esse objetivo que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), a Federação de Bens de Consumo, Comércio e Turismo do Estada da Bahia (Fecomércio) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) se uniram e realizaram um encontro nesta terça-feira (07), com os candidatos Rui Costa (PT) e José Ronaldo (DEM), em Salvador.

O evento foi dividido em dois painéis, e cada candidato tinha 40 minutos para apresentar seus principais projetos para a Agropecuária, Comércio e Indústria. Depois, cada postulante ao cargo de governador da Bahia respondeu a três perguntas formuladas pelas Federações e uma com tema transversal, escolhida pela plateia, através de votação eletrônica. Os candidatos também receberam de cada presidente de Federação (Humberto Miranda – FAEB, Carlos Andrade – FECOMÉRCIO e Ricardo Alban – FIEB), um documento com as propostas dos setores produtivos. Os painéis com Rui Costa e José Ronaldo aconteceram em horários diferentes, determinados por sorteio.

O presidente da FAEB, Humberto Miranda, destacou para os candidatos a importância de políticas públicas voltadas para a agropecuária, fortalecendo os grandes produtores, mas sem esquecer de cuidar dos pequenos, que também são fundamentais para a economia do Estado. “O Sistema FAEB, por exemplo, tem o programa Viver Bem no Semiárido, em parceria com o Sebrae, com ações já testadas e validadas, transformando a realidade do semiárido baiano. Ajudando os produtores dessa região a continuar produzindo mesmo durante os períodos de seca. Estamos com as portas abertas para que essa ação possa ganhar ainda mais força em uma possível parceria com o Governo da Bahia”, destacou, durante seu discurso, para uma plateia com mais de duzentas pessoas.

Miranda acrescentou ainda que o objetivo da FAEB é “colaborar para uma gestão que ofereça condições de trabalho, através de políticas públicas bem estruturadas, ao protagonista desse setor, o produtor rural, para que ele tenha segurança para investir, empreender, continuar gerando emprego e renda no campo, para que assim, consequentemente, siga fomentando o desenvolvimento econômico e social da Bahia”, finalizou.

Assinatura de Termo – Durante o evento, os dois candidatos assinaram com as Federações um Termo de Compromisso para a criação de uma Comissão entre os setores produtivos e o governo do Estado, para que juntos – iniciativa privada e pública – possam pensar uma Bahia ainda mais forte e competitiva. “Esse termo foi um grande resultado do evento. Os dois candidatos se comprometeram, publicamente, a partir de primeiro de janeiro de 2019, a pensar uma agenda em conjunto. Assim, a Bahia ganha muito mais”, destacou Humberto.

Também participaram do evento o vice-governador da Bahia, João Leão; o ex-governador Jaques Wagner; o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; Zé Neto, deputado estadual; Alberto Braga, vereador de Salvador; o superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury, dentre outras autoridades. Pelo Sistema FAEB, a vice-presidente eleita da Federação, Carminha Missio; o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário, Guilherme Moura; o vice-presidente Adm. Financeiro, Edson Diogo; a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães; o assessor jurídico, Carlos Bahia, dentre outros técnicos da instituição e presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais da Bahia.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *