23 de abril de 2024
  • :
  • :

Oficina do Bando de Teatro Olodum apresenta espetáculo sobre os 220 anos da Revolta dos Búzios

Oficina do Bando de Teatro Olodum apresenta espetáculo sobre os 220 anos da Revolta dos Búzios

A Revolta dos Búzios é o tema da Mostra de encerramento da Oficina de Performance Negra do Bando de Teatro Olodum que acontecerá nesta terça-feira (14), às 19h, no Teatro Vila Velha, no Passeio Público de Salvador, com entrada gratuita.

A apresentação reúne 65 jovens que participaram das aulas de teatro, dança, música e memória e identidade, ministradas pelos atores do Bando de Teatro Olodum nos bairros de Alagados e Plataforma, nos meses de junho e julho deste ano.

As aulas da oficina foram baseadas na metodologia do grupo, que em 28 anos de atuação levou aos palcos (e também às telas do cinema e televisão) as formas de resistência da população negra contra o racismo. Esse compartilhamento é uma oportunidade de revelar novos talentos para as artes cênicas e para a performance negra.

História – Em agosto de 1798, uma Revolta popular movimentou a cidade de Salvador. Inspirados pela Revolução Francesa e pelos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os revoltosos queriam liberdade para os negros escravizados e a independência do Brasil dos domínios de Portugal.

A Oficina de Performance Negra do Bando de Teatro Olodum é um projeto contemplado com o edital da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi) 2018 – Década Afrodescendente.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *