28 de abril de 2024
  • :
  • :

Datafolha: 58% dos brasileiros são contrários à posse de armas

Datafolha: 58% dos brasileiros são contrários à posse de armas

Pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira (22) mostra que 58% dos eleitores do Brasil acreditam que a posse de armas deve continuar proibida. Do outro lado, 40% acreditam que a prática deve ser legalizada.

Os percentuais variaram dentro da margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos, na comparação com o último levantamento sobre o assunto, feito em novembro de 2017.

Naquela ocasião, 56% dos eleitores responderam que a posse de armas deve ser proibida pois ameaça a vida de outras pessoas e 42% disseram que possuir arma legalizada deve ser um direito do cidadão para que ele possa se defender.

A região Sudeste (63%), de acordo com a pesquisa, tem o maior número de pessoas que acreditam que a posse de armas deve seguir proibida, seguida pela região Nordeste (58%).

Já nas regiões Sul (48%), Centro-Oeste (50%) e Norte (51%) as opiniões contrárias e favoráveis estão tecnicamente empatadas.

A pesquisa mostra ainda o resultado de quatro estados: São Paulo (62%), Rio de Janeiro (69%), Minas Gerais (61%), Pernambuco (59%), e também do Distrito Federal (58%). Entre eles, os eleitores dos estados do Sudeste são os que mais se posicionaram contra a liberação da posse de armas para a população.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 8.433 entrevistados presenciais em 313 municípios de 20 a 21 de agosto e está registrada no TSE com o protocolo nº BR 04023/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *