28 de março de 2024
  • :
  • :

Transalvador realiza Concurso de Desenho sobre Educação no Trânsito

Transalvador realiza Concurso de Desenho sobre Educação no Trânsito

A educação no trânsito começa na infância e deve ser estimulada na sala de aula. A partir desse conceito, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai dar a largada para a 6ª Edição do Concurso de Desenho sobre Educação no Trânsito. As inscrições começam nesta próxima terça-feira (25) e seguem até o dia 25 de outubro. O concurso integra o programa Crianças Condutoras do Futuro, ação que contempla uma série de atividades envolvendo aulas e palestras realizadas nas escolas.

As inscrições devem ser feitas pela unidade de ensino onde o aluno estuda, mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível no site da Transalvador. Na página constam também as normas do concurso. O formulário deve ser anexado ao desenho, que não devem conter dobras, manchas e rasuras, e encaminhado pela instituição de ensino em um envelope lacrado. O endereço de destino é a Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), que fica na sede da Transalvador, localizada na Avenida Vale dos Barris, 501, Centro.

Serão premiadas as ilustrações à mão livre que retratem, de forma mais criativa e original, comportamentos adequados do cidadão no trânsito. Uma comissão julgadora da Gedut vai avaliar e selecionar os melhores desenhos, levando em consideração a técnica, expressividade, originalidade, criatividade e adesão ao tema. A solenidade de premiação deverá ocorrer na primeira semana de novembro.

Os trabalhos poderão ser divulgados pela Transalvador em sites ou outros veículos de comunicação, mediante autorização dos pais ou responsáveis, assinada no momento da inscrição. A atividade integra a programação especial para lembrar o Mês do Trânsito. Em setembro datas especiais serão lembradas, a exemplo do Dia Mundial Sem Carro (22), o Dia do Agente de Trânsito (23) e o Dia Nacional do Trânsito (25).

Sucesso – Idealizada pela Transalvador com patrocínio da empresa Porto Seguro, a iniciativa premiará com tablets os três primeiros alunos classificados. Voltada aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, seja de instituição pública ou privada de Salvador, a iniciativa tem como intuito avaliar o talento artístico dos estudantes que devem retratar, por meio dos desenhos, a boa conduta no trânsito.

Segundo a gerente da Gedut/Transalvador, Mirian Bastos, o projeto que mescla arte e educação tem sido um sucesso. A adesão dos alunos vem crescendo a cada edição – somente em 2017, foram 1,8 mil participantes. “O concurso visa o desenvolvimento e a educação para o trânsito, através de atividades lúdicas. É a oportunidade que o poder público tem de sensibilizar as crianças sobre a importância em respeitar o trânsito”, complementa Miriam.

Foto: Divulgação/Transalvador




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *