26 de abril de 2024
  • :
  • :

Camaçari ganha Centro de Atenção à Saúde da Criança

Camaçari ganha Centro de Atenção à Saúde da Criança

Nesta quinta-feira (27), a prefeitura de Camaçari entregou mais um presente de aniversário à população, o Centro de Atenção à Saúde da Criança, no Phoc I, que é composto por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica, com atendimento de urgência e emergência 24 horas, e uma Policlínica com 11 subespecialidades da pediatria. O espaço é o primeiro do Brasil com essas características e é exclusivo para pessoas com até 12 anos.

Em clima de alegria e muita satisfação, a população compareceu ao evento e fez questão de conferir de perto as unidades que teve cada detalhe pensado para agradar a criançada, mas que com certeza representará um grande alívio para muitas mães. Uma delas é Aline Araújo, 25 anos, mãe do pequeno Marcos, 3, e moradora do bairro dos 46. “Fico feliz e me sinto mais segura por saber que meu filho será atendido por um pediatra em um ambiente dotado de equipamentos e com o conforto necessário. Isso é proporcionar dignidade para o povo”, afirmou ela.

O secretário da Saúde, Elias Natan, iniciou a fala reconhecendo publicamente o empenho da equipe da Secretaria da Saúde (Sesau) e a confiança do prefeito Elinaldo. “Esse equipamento é resultado de um trabalho coletivo e feito com dedicação”, falou ele. O gestor pontuou ainda a importância de separar o atendimento para adultos e crianças, especialmente no caso de urgência e emergência. “É necessário evitar a exposição dos pequenos às doenças e situações delicadas que comumente ocorrem nesses ambientes”, explicou.

Ao lado da primeira-dama Ivana Paula, o prefeito Elinaldo Araújo, fez um discurso cheio de emoção e garantiu aos presentes que os investimentos na saúde, na mobilidade urbana e na educação que têm sido feitos são apenas o começo e que muito mais será feito para melhorar a vida da população de Camaçari. “Estou feliz e tranquilo, com sensação de dever cumprido. Mais um sonho se torna realidade para minha gente”, disse ao lembrar que na segunda-feira (01) vai assinar uma ordem de serviço para construção de seis creches e pré-escolas que serão feitas simultaneamente.

Estrutura – O espaço é composto por uma UPA Pediátrica e uma Policlínica. O primeiro funcionará 24h, todos os dias da semana, e vai contar com uma equipe composta por dois pediatras, duas enfermeiras para acolhimento e classificação de risco, cinco técnicos de enfermagem, um técnico em radiologia, duas recepcionistas, um condutor de ambulância, vigilantes e auxiliares de higienização.

A UPA tem capacidade para atender 4.500 crianças por mês e é equipada com eletrocardiograma (ECG), Raio X, laboratório, salas de gesso, medicamentos, nebulização e sutura, cinco leitos de observação, um leito de isolamento e outro de reanimação, além de uma brinquedoteca.

Na Policlínica, mensalmente, vão ser disponibilizadas 1.600 consultas especializadas, que deverão ser agendadas. No local, que passa a funcionar a partir do dia 1º/10, de segunda a sexta-feira, são oferecidas 11 subespecialidades da pediatria: pneumologia, hematologia, neurologia, gastroenterologia, cardiologia, ortopedia, otorrinolaringologia, nefrologia, alergologia, endocrinologia e cirurgião pediatra. Em breve, também contará com a especialidade de infectologia.

Foto: Eros Souza/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *